Kamila Almeida
|
kamila.almeida@zerohora.com.br
Verde, amarela, azul e vermelha: as bandeiras colocadas nas guaritas da praia servem para identificar as condições do mar. No Litoral Norte, a bandeira é colocada pela guarita soberana no início do dia e, consecutivamente, os postos dos lados vão copiando.
E você, saberia qual a bandeira correta para cada situação? Teste seus conhecimentos.
Guarita soberana
Das 16 guaritas de Capão da Canoa, no Litoral Norte, a 76 é soberana. São os salva-vidas do local, posicionado em frente ao antigo Baronda, que determinam, às 8h30min, a cor da bandeira que regerá o dia. O fiscal das "casinhas", Airton Lemainski é salva-vidas há 17 anos e conta como é feita a escolha que serve de alerta para os banhistas. Confira:
ZERO HORA — Como vocês definem a cor da bandeira? Airton Lemainski — Como já se tem uma certa experiência, só de olhar já dá para se ter uma ideia das condições para banho. Levamos em consideração basicamente dois fatores: repuxo e buracos.
ZH — E elas podem ser trocadas ao longo do dia?
Lemainski — Sim, até três vezes. Não é raro que oscile de vermelho para amarelo. Em caso de uma corrente muito forte entre uma guarita e outra, cravamos no chão uma estaca com a bandeira indicando o perigo naquele local.
ZH — Cada guarita escolhe a sua bandeira?
Lemainski — Não. A 76 é a central. Depois que ela posiciona a bandeira, as duas do lado também hasteiam e assim por diante. Assim também ocorre no final do dia. As outras só retiram o pano, depois que nós baixamos.
ZH — Qual o maior erro que o senhor percebe dos banhistas?
Lemainski — Noto que eles não acenam quando estão se afogando. Aí, a gente fica na dúvida se elas estão se banhando ou em apuros. Outro erro ocorre com relação às correntes. Quando a pessoa entra em um repuxo desses, tem de nadar para a direita ou para a esquerda e não ficar tentando ir em direção à praia.
ZH — Qual é o horário de funcionamento das guaritas?
Lemainski — De segunda a quinta, das 8h30min às 19h. Nos finais de semana, ficamos até as 19h30min.
ZH — E, como as pessoas sabem que terminou o expediente?
Lemainski —Nós baixamos a bandeira e apitamos algumas vezes sinalizando o término do serviço.
ZH — Mas se o dia está muito bom e a praia está lotada vocês vão embora mesmo assim?Lemainski — Aí não. Nesse caso, nós trocamos o uniforme e ficamos sentados dentro da guarita. Se der algum problema, é claro que ajudaremos.
ZERO HORA