Praias | 18/02/2011 14h09min
Torres sedia neste fim de semana o 1º Encontro Sul-Brasileiro de Paraquedismo de Saltos Noturnos. Os saltos ocorrem nos dois dias a partir das 8h e à noite a partir das 21h no aeroporto da cidade, na Estrada do Mar.
O evento tem o objetivo de promover a familiarização e adaptação dos participantes para, nos próximos, ser estruturado um modelo de competição. Vão participar do encontro cerca de 20 paraquedistas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Segundo o paraquedista e organizador do evento, Newton Nogueira, para saltar a noite são necessários alguns pré-requisitos:
– O salto noturno faz parte da carreira do atleta e é necessário ter feito no mínimo 50 saltos para praticá-lo à noite – explica.
Durante o evento, também serão realizados saltos de paraquedas durante o dia, mas o foco mesmo é a noite, tanto que alguns serão realizados na Praia Grande entre 21h e 22h dos dois dias de evento.
A data foi escolhida coincidindo com a lua cheia, assim, segundo Nogueira, há maior visibilidade noturna.
– Esta modalidade de salto é muito especial. Saltando aqui em Torres, o paraquedista interage com a natureza, com o mar, enfim, e durante a noite, tem a visão da lua, das sombras das serras no solo. É bem diferente.
Newton Nogueira (foto) é paraquedista e instrutor em Torres e está organizando o encontro
Foto:
Taís Abel
/
Divulgação Arcanjos Paraquedismo