Saúde | 16/02/2011 16h18min
Muitos veranistas – adeptos ou não dos exercícios físicos – tornam-se durante as férias eventuais atletas da modalidade conhecida como a mais democrática de todas: a caminhada. Ou melhor, da um pouco mais restrita "caminhada na praia". Não por acaso: o ambiente praiano, a brisa marítima e a paisagem estimulam a prática da atividade.
O casal de aposentados Elaine e José Pedro veraneiam há 30 anos em Balneário Pinhal e, para eles, a caminhada matinal é o hábito saudável mais importante da rotina durante o verão.
– Todos os dias saímos às 8h e caminhamos uma hora. É muito importante para a saúde, ainda mais na praia, que é tão tranquilo – diz José Fernando.
Para Elaine, além de hábito, a caminhada é a atividade mais interessante das férias:
– É o que eu mais gosto de fazer na praia, não gosto de tomar banho de sol, de mar, nada disso. Sei que o certo é usar tênis, mas prefiro de pés descalços para sentir a areia – conta a aposentada.
De acordo com o personal trainer Márcio Soares, é realmente sempre indicado que caminhadas ou corridas sejam feitas com tênis adequados, de preferência que tenham amortecedor de impacto. Além disso, segundo ele, outros cuidados devem ser tomados na hora de praticar o exercício na praia.
– É preciso evitar caminhar em locais onde a areia estiver inclinada para não forçar as articulações e a coluna. Também é importante levar uma água para se hidratar porque na praia a sudorese é mais intensa. E não se pode esquecer do protetor solar, claro – alerta o especialista.
Além disso, também é sempre bom usar uma roupa confortável e que facilite a transpiração e cuidar para não abusar.
– As pessoas têm que respeitar os seus limites e não cometer excessos. Quem não fez exercícios durante o ano todo não pode pensar que vai recuperar o condicionamento físico nas férias, então a gente sempre recomenda a prática de exercícios o ano todo – acrescenta.
A dona de casa Nelci de Fátima Aguiar, de Viamão, também está veraneando no Litoral Norte e mantém o hábito de caminhar uma hora no início da manhã.
– Sempre caminho, também em Viamão, mas aqui na praia é muito melhor porque tem bastante espaço, a gente respira ar puro. Quando eu voltar vou sentir falta da caminhada na praia – revela Nelci.
A dona de casa Nelci de Fátima Aguiar caminha uma hora no início da manhã
Foto:
Jaqueline Crestani
/
clicRBS