Serviço | 14/02/2011 15h27min
A Unidade Móvel do Hemocentro vai estar em Torres, no Litoral Norte, nesta quarta-feira, para mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue. A iniciativa é da insituição juntamente com a prefeitura de Torres e o Hospital Beneficente Nossa Senhora dos Navegantes. Além da reposição do banco de sangue de hospital, a coleta também servirá para Cadastro de Doadores de Medula Óssea.
A Unidade estará estacionada na Rua Manoel José de Matos Pereira, em frente da Igreja Santa Luzia e Hospital. As coletas podem ser efetuadas das 9h às 12h e das 13h30min às 16h.
O objetivo do projeto é aumentar a reserva de bolsas de sangue. Com a temporada de veraneio, o número de bolsa de sangue tende a diminuir, de acordo com a Secretaria de Saúde de Torres. Isso acontece porque os acidentes são mais frequentes nessa época, em função das viagens de férias.
– Os doadores também dão uma pausa no verão, saem de casa e acabam esquecendo de doar sangue – destaca o secretário de Saúde, Tiago Souza da Silva.
Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Para ser um doador sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, ter boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento com foto.
Já para ser doador de medula é necessário ter idade entre 18 e 55 anos e preencher um formulário que autoriza a coleta de 5 ml de sangue para HLA. Caso haja algum paciente compatível com o voluntário, ele será chamado para realizar novos exames. Se a compatibilidade for confirmada o voluntário será chamado para realizar a doação da medula óssea.