Verão | 09/02/2011 14h29min
Veranistas e moradores de Balneário Pinhal têm uma nova opção de atividade cultural nesta temporada: o Cine Colmeia. A sala foi inaugurada em outubro do último ano em uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Cultura e oferece quatro sessões gratuitas por semana.
O programa do governo federal Cine Mais Cultura tem o objetivo de democratizar o acesso ao cinema e, inicialmente, está contemplando cidades com menos de cem mil habitantes com o equipamento necessário: tela, projetor, caixas de som e mesa de áudio.
Em Balneário Pinhal, a sala tem 120 lugares e fica no Centro de Lazer, Arte e Cultura (Av. Emancipação, 687, no bairro Sindipolo). Os filmes exibidos são cedidos pela Programadora Brasil. De acordo com Felipe Azevedo Ribeiro, funcionário da Secretaria de Cultura do município e responsável pela implantação do cinema, os títulos são escolhidos para agradar a todos:
— São filmes nacionais e estrangeiros, novos e antigos, enfim, para todos os públicos. Temos muitos veranistas que estão vindo e também moradores. Já tivemos a sala lotada várias vezes — comemora.
O diferencial do Cine Colmeia é o bate-papo depois de todas as sessões. Pessoas da comunidade com conhecimento nos temas abordados nas películas são convidados a coordenar o debate com o público.
— O objetivo é criar um público crítico com uma visão crítica em relação ao cinema — explica.
Confira a programação das próximas semanas:
10/2
18h: Romeu, Vira Lata Atrapalhado
20h: O jeca contra o capeta (Livre)
15/2
18h: O Grilo Feliz (Livre)
20h: O Lamparina (Livre)
17/2
18: A Bruxinha e o Dragão (Livre)
20h: Minha Vida na Outra Vida
22/2
18h: Castelo Rá-Tim-Bum (Livre)
20h: O Menino do Pijama Listrado
24/2
18h: O Segredo dos Animais (Livre)
20h: A Ostra e o Vento (12 anos)