Verão | 08/02/2011 03h03min
Acordar cedo, manter hábitos alimentares saudáveis e ter contato com a natureza. Com esse princípio, que faz parte da vida dos surfistas, os irmãos Ricardo e Rodrigo Dornelles ensinam o esporte a crianças e adolescentes carentes em Torres. Rodrigo, mundialmente conhecido como "Pedra", é o maior surfista gaúcho de todos os tempos. Transmitir a sua experiência e ainda ajudar os jovens a seguir uma vida regrada e sem vícios.
— Só de ver o sorriso na cara deles já dá uma grande alegria. É muito gratificante poder oferecer essa oportunidades a eles — explica.
O irmão de Pedra é conhecido como "Fogo". Ricardo Dornelles é quem comanda o projeto perto dos molhes de Torres. Atualmente, são atendidos 14 jovens indicados pelo Conselho Tutelar do município. Além deles, crianças e adolescentes que passam o verão na praia aproveitam para aprender surf com os irmãos.
— É uma tranquilidade. Eles nos passam muita segurança. São os melhores professores do Rio Grande do Sul e a gente sabe que pode deixar os filhos aqui sem problemas — afirma a mãe de um dos alunos, Mara Fernandes.
Menino prodígio
Em meio aos vários alunos, um se destaca pelo tamanho e pelo talento. Kaique, seis anos, é o xodó do professor Fogo. O menino é o menor da turma, mas um dos mais talentosos.
— Ele está conosco há um mês e já faz muita coisa. O guri surfa muito! — entusiasma-se Ricardo.
Envergonhado, o menino é suscinto nas suas respostas. Perguntado sobre o que mais gosta nas aulas, sorri e se empolga.
— Pegar onda!