Saúde | 05/02/2011 18h24min
Um grupo de nutricionistas tirou o final de semana para conversar com os banhistas sobre hábitos saudáveis de alimentação. Eles foram de Tramandaí a Capão da Canoa, no Litoral Norte, dando dicas sobre que tipo de comida casa melhor com o verão e tiraram dúvidas do pessoal que estava na beira da praia.
A família da profissional de comércio exterior Rosélia Oliveira, 46 anos, aprovou a ação das nutricionistas. Ela, que criou os quatro filhos à base de feijão e arroz, reconhece a importância de dar atenção para o que se come, mas confessa que na praia os hábitos mudam.
– No Verão, acabamos saindo da linha. O horário das refeições fica comprometido, mas tentamos sempre buscar uma opção saudável – afirma.
Adepta ao picolé, Rosélia ouviu das nutricionistas que a melhor opção são sempre os de fruta, que engordam menos e possuem mais nutrientes. A cervejinha também está liberada.
– Tomar uma que outra não tem problema – comentou Sandra Pinho, vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) do Rio Grande do Sul .
– O problema é ficar em uma só – brincou Igor Oliveira, 49 anos, marido de Rosélia.
Esta foi a primeira vez que o CRN realizou a ação à beira-mar. Durante a semana que passou, os fiscais do conselho foram até os bares e restaurantes que concentram o maior número de pessoas para explicar a importância de uma refeição adequada.
Conforme a presidente da entidade, Cleusa Maria de Almeida Mendes, mais de 90% dos estabelecimentos do Litoral não contavam com a presença de um nutricionista que montasse os cardápios.
– Esse é um grande problema porque afeta diretamente a saúde da população – disse Cleusa.
Amanhã, o grupo retorna às areias, por volta do meio-dia, para conversar o público.
Confira algumas dicas que podem lhe ajudar a entrar na linha:
- A recomendação principal foi a de ingestão de líquidos, que deve ser de no mínimo 1,5 litro por dia.
- Na hora do almoço, nada de encher o prato de frituras. Tente compor a refeição de maneira que as saladas ocupem a maior parte do espaço.
- Coma devagar, em um ambiente tranqüilo e mastigue bem os alimentos.
- Não abuse do açúcar. Seu excesso poderá se transformar em gordura.
- Procure fazer de cinco a seis refeições por dia.
- Utilize pelo menos cinco porções de frutas e legumes, garantindo fibras e variedade de vitaminas e minerais.
- Consuma sal moderadamente, mantendo sua pressão arterial adequada.
- Evite frituras e alimentos gordurosos. Seu coração agradece.