Verão | 05/02/2011 07h30min
O sol nem havia nascido e já tinha gente correndo no Litoral Norte. Às 5h50min, a primeira equipe de atletas que participa da travessia Torres-Tramandaí deu início à prova. Eles largaram junto à Estação Verão Sesc de Torres.
A promoção é do Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa) e, além do Sesc, tem apoio da Operação Golfinho da Brigada Militar. Cerca de 1,5 mil pessoas devem participar, divididas em 278 equipes e 43 atletas que competem individualmente. A prova só deve ser finalizada à tarde, depois de percorridos 85 quilômetros de faixa de areia.
A funcionária do Corpa, Diana Vanin, amanheceu na praia de Capão da Canoa. Ela já suava sob os 24ºC, preparando energéticos, sucos e água que serão oferecidos aos competidores.
— Eles devem passar por aqui entre o fim da manhã e o início da tarde. Aqui, quem compete em equipe, descansa e se prepara para mais um trote — explica, destacando que são oito postos de apoio em toda a prova. E vai ser necessário muito líquido. A manhã começa sem ventos, o que aumenta ainda mais a sensação de calor.
O casal de adolescentes de Rio Pardo Mateus Bordin, 17, e Caroline Silva, 18, vieram ver o sol nascer na praia de Capão e se surpreenderam com a movimentação. O sol apareceu muito tímido entre as nuvens e os dois aproveitaram para perguntar o que se passava. Sabia que era uma travessia, mas quando se deram conta que as pessoas correriam todo esse percurso, espantaram-se:
— Correndo! Pela areia? Nossa! — disse Caroline.
Funcionária do Corpa prepara água e energéticos para participantes da corrida
Foto:
João Vitor Santos