Verão | 07/02/2011 13h30min
Abundantes nesta estação as frutas vermelhas são uma ótima opção, seja para serem consumidas in-natura, como sucos ou acompanhamentos de outras receitas. Segundo a nutricionista da Rede Mundo Verde, Bruna Murta, elas trazem diversos benefícios à saúde, especialmente para quem está preocupado em cuidar da pele.
— As frutas vermelhas possuem compostos bioativos, responsáveis por sua cor vermelha. Essas substâncias combatem os radicais livres prevenindo o surgimento do câncer e de doenças cardiovasculares, na redução do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico — ensina.
A especialista revela que o grupo dessas frutas é vasto e compreende, principalmente o mirtilo, a amora, a framboesa, o morango, as uvas vermelhas, a cereja, o caqui, a melancia e o cranberry.
Bruna ressalta ainda que há diversas formas de consumir esses frutos.
— Eles podem ser consumidos na forma de geleia, doces, caldas ou enriquecendo receitas de bolos e tortas. No entanto, deve-se dar preferência pelo consumo in-natura, pois após o cozimento seus nutrientes são perdidos — afirma, ressaltando que eles podem ser encontrados secos também, porém, deve se atentar para que não contenha açúcar em sua composição.
Além disso, com as altas temperaturas, os sucos são uma ótima opção. Segundo Bruna, é indicado especialmente o de uva, pois é rico em substâncias antioxidantes.
— O suco de uva integral é fonte de polifenóis e flavonóides, antioxidantes que combatem os radicais livres, inibindo a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária. Além disso, ele é comprovadamente eficaz na redução do LDL colesterol (colesterol ruim) e aumento do HDL colesterol (colesterol bom) — destaca.
Cranberry
Um estudo divulgado recentemente pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo diário de produtos à base de Cranberry, ao longo de um ano, reduz em 35% os casos de infecções urinárias, como a cistite causada por germes oriundos do nosso trato intestinal. Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à doença, porém ela se concentra mais nas mulheres por conta das características anatômicas femininas.
— Pacientes em uso de medicamentos anticoagulantes e que apresentam propensão a formação de cálculos renais devem consultar um médico e/ ou nutricionista para avaliar se podem fazer uso do cranberry — alerta a nutricionista da Rede Mundo Verde Thaís Souza.
Receita
Sangria com cranberry
Rendimento: 08 porções
Valor calórico: 130 calorias por porção
Ingredientes:
- 1 garrafa (750ml) de vinho tinto orgânico
- 2 copos (400ml) de suco de cranberry
- 1 laranja sem casca e sementes cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 1 maçã vermelha cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 1 maçã verde cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 2 xícaras (chá) de água mineral com gás
- 1 xícara (chá) de abacaxi picado, de preferência orgânico
- açúcar demerara orgânico a gosto
- canela em pau a gosto
Modo de Preparo:
Em uma jarra grande misturar as frutas, juntar o vinho, o suco de cranberry, a água com gás e a canela. Misturar bem e adoçar a gosto.
Ricos em antioxidantes e de fácil consumo, frutos combatem envelhecimento precoce
Foto:
Stock Photos, Divulgação