Clima | 04/02/2011 06h38min
Depois de madrugadas com temperaturas mais amenas, o calor volta a tomar conta das manhãs do Estado. Na maioria dos municípios gaúchos as mínimas ficaram acima dos 20º C. Em Porto Alegre, às 5h, a temperatura mínima era de 23,4º C. Ontem foi registrada a menor temperatura mínima de 2011 na Capital, 18,6º C.
Diferentemente dos últimos dias, em que o tempo seco predominou, nesta sexta-feira a previsão é de pancadas isoladas de chuva e trovoadas sobre o Rio Grande do Sul, principalmente à tarde e à noite. A instabilidade ocorre porque há nuvens carregadas e uma nova frente fria chegou ao Estado.
Mande fotos do tempo na sua cidade
De acordo com o radar da Aeronáutica, situado em Canguçu, chove entre fraco e moderado em áreas próximas aos municípios de Chuí, Bagé, São Gabriel, Camaquã e Canguçu. Também não foram registrados ventos fortes. Apenas em Chuí, na noite desta quinta-feira, a aproximação da frente fria gerou ventos ainda de norte na casa dos 60km/h.
Apesar do risco de chuva, há períodos de melhoria em todas as regiões. Segundo a Central RBS de Meteorologia, existe risco de volumes acumulados mais elevados entre a Serra e a região de Erechim. Mesmo com as chuvas acontecendo a qualquer hora do dia, os ventos que ainda soprarão de norte e os períodos de melhoria farão com que a temperatura permaneça elevada.
A temperatura máxima passa dos 35°C em boa parte do Centro, Oeste e Sul. Em Porto Alegre, tempo instável, a tarde terá pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria a máxima chega aos 33°C.
No litoral, o nordestão prossegue na costa norte do Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de pouco mais de 25 km/h. As ondas chegam a quase 1m de altura e a água está quente, com temperatura em torno dos 26°C. No Litoral Norte, as chuvas vêm a partir da tarde, porém a manhã será de tempo nublado.
> Acompanhe a meteorologia em tempo real
>>> Previsão para o final de semana
O sábado será de calor e chuva no Estado. Podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora do dia, alternadas com alguns períodos de melhoria. Apesar da previsão de acumulados entre 20 mm e 30 mm (20% da média de fevereiro) em boa parte do Rio Grande do Sul, inclusive na Campanha, isto não será suficiente para acabar com a estiagem na região.
Em Porto Alegre, a previsão é de pancadas de chuva e a máxima chega aos 34°C. No litoral, as chuvas fortes vêm apenas a partir da tarde. Pela manhã, o sol aparece entre nuvens e será possível aproveitar, mesmo que de forma parcial, o sábado.
No domingo, em toda a Metade Norte o tempo fica bem mais fechado e com chuva a qualquer hora. O calor deverá diminuir sobre boa parte desta região por causa da grande quantidade de nuvens.
Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a entrada de uma massa de ar mais seco, inibe a formação de nuvens carregadas.
> Acesse o blog da Central RBS de Meteorologia