Verão | 03/02/2011 18h57min
Criança na praia é sempre uma alegria. Elas correm, se agitam, brincam. Na tarde desta quinta-feira, apesar do chato vento norte de até 30 km/h, as crianças mais uma vez curtiram a tarde.
Três amiguinhos deram show em Capão da Canoa. Deitavam, todos esticados, bem na beirinha do água. Mas era só por alguns segundos. Era só a onda vir que já estava feita a agitação. Nem o nome deles foi possível descobrir. Não quiseram nem parar e dar atenção para quem estava tirando fotos na areia.
Deve ser por isso que o fotógrafo Anderson Guimarães, de Cachoerinha, não quis apostar neles. Há sete anos, ele faz retratos de crianças nas areias do litoral norte. Depois de algumas poses e cliques, basta oferecer as fotos para os pais. A venda é certa.
Toda essa experiência de fotógrafo de beira de praia fez ele apostar suas fichas na pequena Emily Renck, 7 anos, natural de Formigueiro. A pequena não fez cerimônia. Com pose de modelo, sorriu e esperou pacientemente Guimarães terminar seu trabalho. A mãe, Eliza, também achou interessante usar o horizonte com mar como pano de fundo para as fotos da filhota.
— Ela adora foto. O moço ofereceu e eu achei bom — conta.
E, de longe, se vê que Emily gosta mesmo. Ela não quis saber de brincadeira na água. Pouco importa se faz 25º e o céu está limpo e sem nuvens em Capão da Canoa. Para ela, são apenas motivos para ficar bem na foto. Na praia é assim: cada um curte a areia e o mar à sua maneira.