Verão | 02/02/2011 19h41min
Os três policiais rodoviários nem bem tinham estacionado o furgão e a gurizada já se agitava e fazia fila. Eles sabiam o que ia sair dali de dentro: os apetrechos da Escolinha de Trânsito do Polícia Rodoviária Estadual. Na tarde desta quarta-feira, ela foi instalada na orla de Capão da Canoa.
Criada há cinco anos, passou por reformulações e, agora, roda o Rio Grande do Sul. Toda estruturada em parceria com empresas privadas, o objetivo é treinar e qualificar os motoristas do futuro.
— O trabalho com as crianças sempre é positivo. Além de treinar os motoristas do futuro, eles passam a cobrar uma boa conduta de seus pais — explica o tenente José Juarez da Silva.
Nessa escola, a lição não é nada teórica. Os policiais dão algumas orientações e depois a turminha vai para prática. É montada uma minicidade, com toda a sinalização de trânsito. Bicicletas, carros e motos de brinquedo conduzidos pelas crianças simulam o fluxo. É diversão na certa. Foi o que trouxe Alison Reis Matos, de seis anos, para o circuito.
— A aula foi muito boa. Aprendi a andar direitinho e, ainda, a ajudar quando alguém estiver ferido — conta.
Nesta quinta e na sexta-feira, a escolinha vai estar em Tramandaí, junto ao Comando da Brigada Militar, a partir das 9h. No sábado e no domingo, vai estar na Praça do Osso da Baleia, em Pinhal. O grupo percorrerá as praias do Litoral até 27 de fevereiro.
Bicicletas, carros e motos de brinquedo conduzidos pelas crianças simulam o fluxo
Foto:
João Vitor Santos