Saúde | 03/02/2011 17h06min
Nas férias, é importante relaxar, mas não se pode esquecer de alguns cuidados com a saúde. Para saber como prevenir algumas doenças comuns no verão – e principalmente na praia –, como otites e micoses, conversamos com alguns especialistas.
O médico otorrinolaringologista Guilherme Luís da Silva Franche afirma que quem for mais suscetível a rinities e faringites precisa evitar algumas situações na praia:
– As pessoas costumam se cuidar menos no verão porque querem aproveitar as férias. Contudo, é preciso ter bom senso. As nossas praias têm muito vento e a água é gelada, então, é melhor evitar sair do mar e ficar molhado passando frio, por exemplo. As mudanças bruscas de temperatura podem desencadear processos alérgicos e infecciosos.
Uma das principais ocorrências nesta época, segundo Franche, são as infecções de ouvido. As otites são favorecidas pela umidade em excesso.
– Muita gente passa o dia tomando banho de mar e esquece de secar bem os ouvidos depois. Para prevenir as otites, pode-se pingar gotinhas de álcool no ouvido para evaporar a água – explica o médico.
Além disso, é necessário ingerir bastante líquido para se hidratar e proteger as vias respiratórias do ressecamento pelo vento. Elas também são agredidas pelo ventilador e ar-condicionado e, por isso, deve-se tomar alguns cuidados:
– Claro que se pode utilizar esses aparelhos, mas é melhor não deixar o ar-condicionado tão gelado e não colocar o ventilador direto no rosto – alerta Franche.
Já de acordo com a dermatologista Carolina Feijó, o ambiente praiano muda a nossa relação com os fungos, os causadores das micoses. O fato de manter grande parte do corpo exposta juntamente com o fator umidade faz com que eles se coloquem em posição de superioridade e provoquem doenças.
– Há uma série de cuidados necessários para se prevenir contra esses vilões: sempre se deve respeitar as placas de local não permitido para banho e é imprescindível levar toalha ou canga para sentar na areia; é proibido ficar o dia todo com o biquíni ou o calção de banho molhados – explica Carolina.
A dermatologista diz ainda que é importante usar chinelo na areia para evitar bichos de pé e bichos geográficos. E, para não ressecar tanto a pele e perder a sua proteção natural, é fundamental tomar banho de água doce em intervalos regulares.
– Por fim, não se pode esquecer de reaplicar o protetor de duas em duas horas e de evitar ir à pedicure um dia antes de ir à praia. Qualquer cortezinho pode ser uma porta de entrada para infecções – diz.
Nas férias, é importante relaxar, mas não se pode esquecer de alguns cuidados com a saúde
Foto:
Diego Vara
/
clicRBS