Clima | 02/02/2011 06h29min
A passagem de uma frente fria sobre o Estado, seguida da entrada de uma massa de ar frio, derrubou as temperaturas no Estado durante a madrugada de quarta-feira. O fenômeno, aliado a ventos de até 48 km/h, contribuíram para o registro de sensação térmica de até 5,4ºC na Serra.
Mande fotos do tempo na sua cidade
De acordo com a Somar Meteorologia, a passagem de uma massa de ar seco e frio favorece a grande amplitude térmica, registradas na Serra e na Campanha. Na região serrana, a cidade de São José dos Ausentes registrou temperatura de 13,8°C à 1h e sensação térmica de 5,4°C às 5h. No madrugada anterior, a mínima ficou em 10,6ºC, mas a sensação térmica foi de calor porque as condições climáticas não reuniam ventos, chuva e a passagem da massa de ar seco e frio.
Em Bagé, a temperatura mínima registrada nesta quarta-feira foi de 12,2ºC. Na terça-feira, a mínima foi de 17,6º C. Na Capital, os números não sofrem muita alteração. Hoje Porto Alegre registrou a temperatura mínima de 19,2ºC, enquanto nesta terça-feira a mínima foi de 20,5ºC.
Esta quarta-feira será de sol com risco de pancadas de chuva no Norte
A frente fria que provocou a baixa das temperaturas na madrugada já avança em direção aos estados de Santa Catarina e do Paraná, o que deixa a quarta-feira com o tempo aberto sobre toda a metade sul do Rio Grande do Sul. Na Metade Norte, há variação de nebulosidade, porém a chuva fica restrita às regiões Norte e Noroeste. Ao amanhecer, as temperaturas devem continuar amenas até que a massa de ar frio e seco se afaste completamente do Estado, o que deve ocorrer durante a quinta-feira.
O sol deve predominar no Estado e, nas localidades onde há possibilidade de chuva, ela deve ocorrer de forma isolada. Segundo informações da meteorologia, as temperaturas não devem subir muito durante à tarde.
> Acompanhe a meteorologia em tempo real
> Acesse o blog da Central RBS de Meteorologia