Verão | 25/01/2011 20h23min
Férias: para os adultos significa relaxar, aproveitar, descansar, sair. Para as crianças elas se resumem basicamente em um verbo: brincar. Será que é possível unir o "útil ao agradável" nesse caso? Segundo a psicopedagoga Anelise Delpino, a resposta é sim. E melhor: os benefícios vão muito além das férias.
– As atividades que unem pais e filhos nas férias possibilitam uma aproximação maior entre os dois lados e consolidam a relação – explica Anelise.
Entre as dicas da psicopedagoga, várias brincadeiras são bem simples e fáceis de executar. Para os dias de chuva em casa, os pais podem propor jogos de adivinhações, como os de mímica e música. São oportunidades para que se conheça melhor os filhos, descobrindo seu gosto musical, por exemplo, e são atividades que aumentam o nível cultural das crianças.
O que pode ser bem interessante para os pais e que Anelise também destaca é que estes envolvam os filhos na dinâmica da casa.
– Convidar o filho para preparar o lanche, estender a roupa ou ainda fazer a lista do supermercado são boas pedidas para as férias, quando pode-ser fazer tudo com mais calma. Os pais podem tentar transformar tudo em uma brincadeira.
Já nos dias em que o tempo permitir sair para a rua, a aposta pode ser brincar com bola ou peteca em parques, ou andar de bicicleta. Os exercícios estimulam a coordenação da criança e são relaxantes para os pais.
Aliás, se as férias forem na praia, aproveitar para voltar a ser criança com os filhos é regra.
– Vale brincar muito na areia, ela estimula a criatividade e fortalece a musculatura dos pequenos. As brincadeiras dentro da água, como mergulhar, pular ondas e jogar bola, também são muito indicadas, pois também são desestressantes para os pais – revela a especialista.
A psicopedagoga afirma que nas férias, o importante mesmo é relaxar, já que é saudável tanto para adultos quanto para crianças sair um pouco da rotina.
– Nas férias, os pais podem ser um pouco mais flexíveis, levar o dia a dia de uma forma mais leve, tornando a convivência mais prazerosa. Mas, claro que, uma semana antes da volta às aulas, é importante retornar aos horários normais para que a criança se adapte novamente.
Na praia, pais podem aproveitar para voltar a ser criança com os filhos, diz especialista
Foto:
Jean Schwarz
/
clicRBS