Verão | 25/01/2011 17h54min
A pedido do Ministério Público, a Fundação de Proteção Ambiental fará um levantamento sobre o uso irregular da faixa de praia no Litoral Norte. O objetivo é regular o uso de quiosques e proteger a faixa litorânea. Se houver a constatação de problemas, as prefeituras serão notificadas por conceder a permissão desta atividade. Após esta medida, uma reunião será realizada para propor o uso consciente das praias. O coordenador da Fepam no Litoral Norte, Matusalém Roxo, diz que outra meta é cobrar mais fiscalização por parte dos municípios.
— Vamos cobrar dos municípios, pois eles são detentores da Declaração de Faixa de Uso de Areia de Praia. Eles devem fiscalizar. Sabemos de quiosques fora de padrão e até que alugam churrasqueiras na areia.
Outros problemas detectados foram quiosques de tamanhos e formas diferentes na mesma praia e próximos de banheiros químicos. Segundo a Fepam, foi apurado que os quiosques de Imbé, por exemplo, estão em áreas de dunas e que em Cidreira, o dono de um quiosque chegou a fazer uma garagem para veículo ao lado do estabelecimento.
As fiscalizações também são realizadas pelo Comando Ambiental da Brigada Militar.