| 21/01/2011 15h31min
A Defesa Civil de Santa Catarina está em estado de alerta para o risco de deslizamento nos próximos dias. A chuva deve ser mais intensa no Vale do Itajaí, no Sul do Estado e em todo o litoral catarinense a partir do fim do dia desta sexta-feira até sábado de manhã.Você teve algum problema por causa da chuva? Deixe seu relato no mural
O diretor da Defesa Civil Estadual Major Luiz Alves afirma que a prioridade no momento é garantir a integridade das pessoas e minimizar os efeitos das chuvas.
— Estamos orientando as comunidades para que fiquem em estado de alerta. Percebendo qualquer movimentação da terra nas áreas de encostas, as pessoas devem abandonar as suas casas e acionar o Corpo de Bombeiros — adverte o Major.
Ele ainda afirma que o maior risco ocorre durante à noite, quando as pessoas descansam, e pede para que as comunidades fiquem vigilantes mesmo na madrugada.
Um dos pontos mais preocupantes para a Defesa Civil na região de Florianópolis é o Morro dos Cavalos, onde 52 famílias estão isoladas.
Uma cratera foi aberta no acesso à localidade de Maciambu Pequeno na noite de terça e madrugada de quarta-feira. A recuperação da área começou a ser feita nesta quinta-feira, mas há riscos de deslizamentos no local. O coordenador da Defesa Civil de Palhoça, Nelson Paiva Júnior, está no local acompanhando a situação.
Em todo o Estado, 372 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas. Foram 32 municípios prejudicados em Santa Catarina; destes, 20 decretaram situação de emergência.
As recomendações da Defesa Civil são:
— No caso de ventos fortes ou tempestades: a recomendação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros; e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.
— Alagamentos: a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
— Deslizamento de terra: as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
— Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.
Confira no mapa as cidades catarinenses afetadas pela chuva: