Serviço | 17/01/2011 18h17min
A lotação dos hotéis do Litoral Norte neste verão está maior do que a registrada no ano passado. Em relação à última temporada, a ocupação já aumentou 30%.
Durante a semana, metade dos quartos na maior parte dos municípios ficam ocupados. Em Torres, a lotação chega a 70%.
Nos finais de semana, a situação é ainda mais complicada: todos os hotéis têm a capacidade esgotada. Quem procura hospedagem na última hora enfrenta problemas com falta de acomodações. A alternativa, muitas vezes, acaba sendo procurar hotéis em municípios fora da faixa litorânea, como em Osório ou Maquiné.
Segundo os empresários, a melhora surpreende e vem em boa hora. Na temporada 2009/2010, o movimento foi fraco e representou queda de 15% em relação à anterior.
O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e similares do Litoral Norte, Francelino Menegalli da Silveira, afirma que três fatores contribuiram para a base fraca do ano passado:
– Tivemos problemas com a gripe suína, enchentes na região central do Estado e também a crise financeira mundial, que assustou muito e afastou o veranista.
A previsão para as próximas semanas é de que a ocupação aumente ainda mais, já que com a troca da quinzena, mais pessoas saem de férias. Em função disto, o Sindicato recomenda que a reserva seja feita antecipadamente.