Alimentação | 13/01/2011 06h10min
Tem aqueles dias em que não adianta, por mais que se queira seguir a dieta, acabamos não resistindo às tentações e exageramos na alimentação. Esses "escorregões" podem causar desconfortos digestivos como queimação ou constipação intestinal. Segundo a nutricionista da Rede Mundo Verde Flávia Morais, alguns alimentos, principalmente os ricos em vitaminas do complexo B, flavonóides e minerais, são eficazes na limpeza do organismo nestes casos.
Flávia explica que nosso estômago não comporta grandes volumes de comida. A capacidade gástrica de um adulto é de aproximadamente 900 ml.
— A ingestão de volumes superiores a essa capacidade causa o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, o que percebemos como refluxo e queimação — afirma ela.
Quando ingerimos grandes volumes de alimentos em uma única refeição, o estômago não consegue produzir ácido suficiente para digerir toda a comida. Dessa forma, o alimento que chega ao intestino será fermentado pelas bactérias intestinais causando distensão abdominal, cólicas e flatulência.
De acordo com a especialista, nosso organismo se intoxica por exposição freqüente, mesmo que a pequenas quantidades, de xenobióticos como corantes, conservantes e substancias químicas que temos contato seja através da alimentação, embalagens e recipientes, cosméticos e produtos de limpeza.
Alimentos que limpam
Para estimular o fígado a fazer o trabalho de limpeza é importante incluir no cardápio alimentos fontes de vitaminas do complexo B, flavonóides, minerais como zinco e manganês e alguns fitoquímicos encontrados em plantas como o boldo a alcachofra e o chá verde. Os cereais integrais como o arroz integral a quinua integral e o painço são boas fontes de vitaminas do complexo B, auxiliam no processo de desintoxicação, ou detox.
Segundo Flávia, para favorecer o processo de detox é importante excluir temporariamente da dieta alguns alimentos como as carnes e os alimentos de origem animal.
— Os alimentos muito refinados e industrializados também devem ser evitados já que são pobres em nutrientes e antioxidantes além cheios de contaminantes químicos como corantes e conservantes — alerta ela.
PRESTE ATENÇÃO NAS DICAS:
:: Inclua no cardápio sementes de abóbora, melão e melancia. São boas fontes de cálcio e magnésio, que ainda tem ação vermífuga
:: Os vegetais brássicos, como couve flor, brócolis, couve manteiga, repolho, agrião, rúcula são fontes de tióis, importantes para suportar o processo de detox. Faça cubinhos de gelo de couve com hortelã e acrescente um gelo desses no suco do café da manhã
:: Os sucos de uva, amora e as frutas vermelhas são fontes de antocianinas, antioxidantes que também melhoram o processo de desintoxicação do organismo
:: O própolis também tem papel importante no processo de desintoxicação e pode ser usado em sucos ou em água.
:: Os cereais integrais como o arroz integral, quinua integral e o painço são boas fontes de vitaminas do complexo B, por isso auxiliam no processo de detox. Devem aparecer nas três principais refeições.
SUCO DIGESTIVO
:: Para melhorar a digestão a dica é usar no suco a hortelã ou ainda o gengibre.
:: O clássico abacaxi com hortelã, caprichando na hortelã é excelente. A pessoa pode optar também pelo chá de hortelã que terá efeito similar.
:: Maracujá com gengibre também é uma boa opção.
BEM-ESTAR
Cereais integrais como o arroz integral, quinua e o painço são boas fontes de vitaminas do complexo B
Foto:
Tatiana Cavagnolli