Verão | 12/01/2011 13h06min
Chuvas fortes e isoladas surpreenderam moradores de diferentes pontos do Estado na manhã desta quarta-feira, principalmente na região sul e metade leste do Estado. A precipitação aliviou a sensação de abafamento em algumas regiões, mas não foi suficiente para amenizar os efeitos da estiagem.
Mande fotos do tempo na sua cidade
Em Camaquã, no Sul do Estado, choveu forte por volta 9h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 35 mm em apenas uma hora. Em Torres, o Inmet registrou 44 mm de chuva nesta manhã, volume que corresponde a 25% da média do mês.
No Balneário das Tunas e arredores, em Restinga Seca, na Região Central, houve queda de granizo. O temporal começou por volta de 1h30min desta quarta-feira. As pedras caíram por cerca de 15 minutos e houve falta de luz em algumas residências. Algumas árvores caíram com o vento, mas o Corpo de Bombeiros não registrou estragos em residências.
Em Capão da Canoa, a chuva forte teve início já na noite de ontem. Ao amanhecer, a precipitação deu uma trégua, mas voltou com bastante intensidade por volta das 8h, permanecendo durante quase toda a manhã.
Em algumas cidades da metade leste do Estado, a temperatura apresentou declínio nesta manhã em relação a ontem. Em Porto Alegre, os termômetros marcavam 24ºC por volta do meio-dia, enquanto na terça-feira fazia cerca de 30ºC. Em Torres, a temperatura variou de 27ºC para 22ºC.
Durante a tarde, no entanto, a temperatura deve subir. O aquecimento aliado à umidade alta deverá provocar novas pancadas de chuvas em regiões isoladas. Não estão descartados novos temporais em Porto Alegre e na Região Metropolitana, assim como no Litoral.
Segundo a meteorologista Estael Sias, o fenômeno não é organizado como uma frente fria ou um ciclone em deslocamento.
–– São chuvas de verão, núcleos de chuva surgirão nas próximas horas. Toda metade leste do Estado tem condição mais favorável à chuva –– disse a meteorologista.