clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/01/2011 21h01min

Custo de um apagão na Região Metropolitana pode chegar a oito milhões, afirma Agenda 2020

Capital sofre com falta de energia

Nesta quarta-feira, o problema em uma linha de transmissão de energia provocou um apagão que deixou 325 mil clientes da CEEE sem luz em Porto Alegre e Viamão. Segundo o coordenador do grupo de trabalho de energia do movimento Agenda 2020, se ocorrerem problemas em linhas de transmissão de maior potência, o Estado pode ter um apagão de grandes proporções, que chegaria a custar oito milhões de reais de prejuízo para a sociedade.

De acordo com Lague, casos como esse acontecem por conta da falta investimentos em obras de geração no Rio Grande do Sul. Ele afirma que a falha dessa quarta-feira, provavelmente por fadiga do material, deve ser considerada como um alerta para toda a sociedade, pois atualmente o Rio Grande do Sul produz apenas cerca de 30% da energia que consome.

— Se houver esse tipo de problema das linhas de transmissão de maior potência, poderemos ter um apagão de grandes proporções, causando prejuízos maiores — ressalta.

O custo de um apagão de aproximadamente uma hora, na Região Metropolitana, chegaria a oito milhões de reais de prejuízo para a sociedade.

Demanda recorde

O chefe da Divisão de Operações da CEEE, Luiz Carlos Tadiello, descartou a hipótese de o problema ter sido causado pelo excesso de consumo devido ao calor, o que reforça a tese de Lague. Mesmo assim é preciso estar atento a demanda.

Um levantamento feito pela Agenda mostrou  que em fevereiro de 2010, ela chegou a 5.268 MW, um recorde que bateu os 4.823 MW de janeiro de 2008 (9,2% a mais). No momento da interrupção, nesta quarta-feira, a demanda era de 5.096 MW.

ZEROHORA.COM
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.