Verão | 07/01/2011 06h10min
Lidia Fontericeta, 58 anos, saiu de Buenos Aires para aproveitar a praia de Balneário Camboriú, mas não contava que o vacilo num dia nublado ia atrapalhar o passeio. Ela passou um dia sem usar o protetor solar. No dia seguinte, o corpo inteiro estava todo vermelho e com uma forte sensação de ardência. A presidente da Sociedade Catarinense de Dermatologia (SBD-SC), Sílvia Schmidt, ressalta que são essas queimaduras agudas são relativamente comuns nessa época e que elas aumentam o risco de câncer de pele.
A turista argentina lembra que dois dias depois da queimadura ainda sentia dor. O alívio vinha apenas quando passava creme pelo corpo. A combinação com o ar-condicionado ligado no máximo permitia uma noite de sono quase tranquila.
As queimaduras, no entanto, não impediram Lidia de voltar à praia. Ela justifica que tem pouco tempo férias e garante que agora passa protetor solar constantemente.
A turista afirma que sempre se cuida, mas argumenta que foi iludida por um dia de nuvens. Pensou que não aconteceria nada, mas quando chegou em casa veio o espanto. Ao tirar o maiô, a diferença entre as marcas brancas e a vermelhidão da pele escancarou a situação.
Segundo a presidente do SBD-SC, os danos provocados por este tipo de acidente são muito maiores do que a exposição contínua ao sol. Além disso, não há um remédio eficaz contra o desconforto causado por esse tipo de lesão. O que há são medidas paliativas para melhorar o processo de recuperação da pele. Portanto, ressalta a especialista, o melhor mesmo é prevenir o problema evitando o sol entre as 10h e as 16h e, mesmo em horários permitidos, usar sempre protetor solar, boné, camiseta e calçados.
Abaixo, confira algumas dicas de Sílvia para aliviar o sofrimento em caso de uma vermelhidão:
:: prefira banho de água fria e corrente no primeiro dia, pois ajuda a diminuir a dor. Evite banhos quentes porque eles estimulam a sensação dolorosa;
:: passe muito hidratante. Pode ser creme comum para o corpo encontrado em farmácias e supermercados;
:: quando a dor for muito intensa ou aparecer bolhas, consulte um médico. Ele vai avaliar a necessidade de receitar um anti-inflamatório;
:: se for à praia nesse estado, use camiseta, boné e aplique bloqueador solar constantemente;
:: jamais passe pasta de dente na pele queimada;
:: Uma dica é recorrer a uma mistura usada antigamente para aliviar assaduras de bebês, a chamada pasta d’água. A receita é jogar água num recipiente, colocar maizena e passar a solução no ferimento.
Em gráfico, confira o guia da proteção solar: