clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 28/12/2010 09h17min

Candiota decreta situação de emergência por causa da estiagem

Estimativa é de que as perdas nas produções agrícola e pecuária ultrapassem os R$ 3,6 milhões

Atualizada às 11h39min

A cidade de Candiota decretou situação de emergência por causa da estiagem. A estimativa é de que as perdas nas produções agrícola e pecuária ultrapassem os R$ 3,6 milhões. O déficit de chuvas é de 288 milímetros no acumulado do ano.

Os prejuízos nas culturas de verão na cidade chegam a 60%. A produção de sementes de hortaliças, por exemplo, deve render apenas 5 toneladas, ante as 12 previstas inicialmente. Em culturas de inverno, como milho, soja e arroz, as perdas chegam a 20%. A bacia leiteira também registra redução de 33% — de 300 mil litros em novembro para 200 mil litros neste mês.

— Os animais perderam muito peso. Apenas a ração não é suficiente para alimentá-los. Temos cerca de 600 produtores e só uns 5% conseguiram fazer o plantio do pasto — disse o secretário da Cooperativa Regional dos Produtores Assentados, Dirceu Zanatto Dias.

— No mercado geral não há previsão de subir o leite já que o problema da seca afeta mais a nossa região da metade sul. Vamos tentar que ocorra um aumento para recuperar pelo menos em parte o prejuízo — completou.

Falta de água potável

Desde a semana passada, pelo menos 600 famílias no interior do município estão recebendo água com um caminhão pipa que foi alugado pela prefeitura para abastecer locais sem água encanada e poços. Uma retroescavadeira é usada na abertura de novos poços.

O secretário de Agropecuária Familiar, Fabiano Oswald, disse que há locais em Candiota onde não chove há mais de 40 dias:

— Há apenas chuvas isoladas em algumas regiões. A situação é mais crítica no interior, com muitas pessoas sem água potável. O problema se agrava a cada dia já que não há perspectiva de chuva nas próximas semanas. Vamos tentar melhorar a situação das pessoas para que não sofram tanto.

Segundo ele, recentemente, Candiota já havia sido castigada pelo clima.

— Tivemos outra situação assim em 2009, quando houve estiagem no começo do ano e vendaval com mais de 3 mil casas atingidas no final do ano — lamentou.

O levantamento dos prejuízos na cidade foi realizado com dados da Emater, Cooperativa Regional dos Agricultores Assentados, Inspetoria Veterinária e Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos. A prefeitura aguarda agora vistoria de uma equipe da Defesa Civil para tentar conseguir mais recursos.

Segundo a Defesa Civil, Candiota é o único município gaúcho que decretou situação de emergência por causa da estiagem.

Veja no mapa onde fica Candiota:

Visualizar Candiota decreta situação de emergência por causa da estiagem em um mapa maior

RBS TV E ZEROHORA.COM
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.