clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/11/2010 15h54min

Lei de Resíduos sólidos e conscientização marcam último dia de seminário ambiental em Joinville

Em seu terceiro dia, evento trouxe exemplos de tratamento do lixo hospitalar, coleta seletiva, fiscalização do lixo e abordou a necessidade de educação ambiental

Rogério Kreidlow  |  rogerio.kreidlow@an.com.br

O último dia do Seminário de Consciência Ambiental, promovido pela Câmara de Vereadores de Joinville e o Jornal “A Notícia”, teve seis palestras que trataram desde a Política Nacional de Resíduos Sólidos à conscientização sobre o que é o lixo.

Na primeira palestra do dia, a engenheira Bruna Carvalho, da Engepaza Ambiental (empresa responsável pela coleta de resíduos na cidade) apresentou o funcionamento da coleta seletiva em Joinville. O diretor da empresa, Luiz Weinand, também respondeu a questionamentos do público.

Segundo ele, para haver mais horários e caminhões de coleta, as pessoas tem que separar o lixo e tem que haver cooperativas para onde levá-las, isto é, um sistema integrado que vai da separação ao reaproveitamento.

O pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Artur Torres, mostrou uma alternativa, ainda experimental, para o tratamento do lixo hospitalar. Trata-se do processo de pirólise - transformação dos resíduos em carvão.

O que motivou o estudo, segundo ele, foram os altos custos do tratamento desse tipo de lixo. Comparada com a icineração controlada, utilizada no País, a pirólise exige menos gastos. A emissão de gases é controlada e atende requisitos legais, segundo o pesquisador.

O ex- secretário nacional de Recursos Hídricos, Luciano Zica, que ajudou a formular a Lei de Resíduos Sólidos, aprovada este ano, contou um pouco da história do documento e o que ele exige. Mais do que a reciclagem, a não geração de lixo e a redução do consumo são as principais diretrizes da legislação.

O evento contou também com palestra do presidente da Agência Reguladora de Água e Esgoto (Amae) de Joinville, Antônio Riva, que destacou a importância de órgãos fiscalizadores na gestão dos resíduos sólidos. A SDR de Joinville fez uma breve apresentação sobre um programa de reciclagem de óleo de cozinha no Estado.

Quem fechou o seminário foi o engenheiro Rodrigo Sabatini, do Instituto Zero Lixo. Ele instigou o público a pensar o que caracteriza o lixo e mostrou uma iniciativa que desenvolve em Florianópolis, por meio da qual o público que faz coleta seletiva pode acumular pontos ecológicos e ganhar brindes - uma maneira de educar as pessoas.

O objetivo do evento foi levantar discussões que servirão para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. As palestras dos três dias evento estarão disponíveis no site do evento (http://www.seminarioambiental.com.br).

 

AN.COM.BR
Salmo Duarte / 

O pesquisador da UFMG, Artur Torres, mostrou alternativas para o tratamento do lixo hospitalar
Foto:  Salmo Duarte


Comente esta matéria
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.