clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/11/2010 10h13min

Mantega admite possibilidade de queda nos juros e gastos em 2011

Ministro da Fazenda chegou a Seul para participar da reunião do G-20

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira em Seul, na Coreia do Sul, que a partir do próximo ano será possível baixar os juros. Mantega, no entanto, não mencionou qual vai ser a redução. O ministro afirmou que a queda dos juros será motivada pelo controle da inflação, pelo recuo nos gastos públicos e nos subsídios via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

— A presidente eleita Dilma Rousseff quer trabalhar com juros menores — afirmou Mantega, que chegou hoje à capital sul-coreana acompanhado de Dilma para participar das reuniões da Cúpula do G20 (que engloba as 20 maiores economias do mundo).

Mantega ressaltou que para garantir que os juros baixem é necessário assegurar uma série de ações, como o recuo dos gastos públicos e dos subsídios via BNDES. No caso dessa instituição, o ministro disse que é preciso que a iniciativa privada também entre em ação. Mantega lembrou que a inflação vem aumentando por causa da alta das commodities e dos alimentos, especialmente os grãos como trigo e arroz.

Gastos

Mantega também afirmou nessa quarta-feira que os gastos correntes do governo também vão cair em 2011. No caso do gasto, o ministro ressalvou que não estava falando em termos absolutos, mas sim de medidas como ritmo de crescimento e proporção em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). 

_ Haverá uma redução de gastos em 2011, já que saímos do pós-crise e entramos numa nova fase em que a economia não precisa dos mesmos estímulos e o setor privado pode cumprir essa função _ disse o ministro.

AGÊNCIA BRASIL
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.