| 03/10/2010 17h56min
A derrota do Brasil para a Bulgária na sexta-feira pelo Campeonato Mundial gerou grande repercussão na imprensa italiana. A equipe do técnico Bernardinho fez opção pela derrota, já que desta forma enfrentaria adversários mais fracos na sequência do torneio.
A Gazzetta dello Sport foi o jornal que mais criticou a partida. Para a publicação, Brasil e Bulgária protagonizaram uma farsa, percebida pelo público, que definiu o duelo como uma "palhaçada". O jornal chegou a dizer que era melhor o Brasil não entrar em quadra se fosse para perder de propósito.
Andrea Zorzi, ex-jogador e colunista da Gazzetta, afirmou em sua coluna que ficou com o estômago revirado com o que viu. O italiano ainda escreveu que, mesmo que o Brasil conquiste o tricampeonato, talvez não recupere o respeito que ele sempre teve pela seleção, desde a época de jogador.
O TuttoSport deu destaque para o fato de alguns torcedores terem ficado de costas para a partida entre Brasil e Bulgária, em protesto pela opção feita pelos jogadores brasileiros. Para o Corriere dello Sport, as vaias foram um bom exemplo do sentimento de todos em relação ao ocorrido.
Na terceira fase do Mundial, o time de Bernardinho enfrenta Alemanha e República Checa. Apenas a primeira colocada de cada grupo segue na luta pelo título. Se tivesse vencido a Bulgária, os brasileiros teriam Cuba e Espanha como adversárias, em um grupo mais forte.
LANCEPRESS