| 28/08/2010 20h47min
Vasco e Cruzeiro se enfrentaram na noite deste sábado, em São Januário, com apenas um pensamento: entrar de vez na briga por uma vaga na Libertadores. Ambas as equipes mostraram empenho dentro de campo, criando muitas chances de gol. Mas o equilíbrio prevaleceu e o empate em 1 a 1 ficou no placar.
O jogo
O primeiro tempo foi marcado pela grande movimentação e equilíbrio entre as equipes. Apesar de jogar fora de casa, o Cruzeiro começou melhor, tendo como principais armas, a velocidade de Montillo e as finalizações de Wellington Paulista, que obrigaram ao goleiro Fernando Prass fazer boas defesas.
O Vasco pressionava o adversário, mas não era efetivo nas saídas de bola e apostava nos contra-ataques. A equipe cruzmaltina quase abriu o placar aos nove minutos, mas Éder Luís chutou fraco, nas mão de Fábio.
Aos 34 minutos, Felipe sentiu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda e deixou o jogo. Em seu lugar, entrou o meia Allan. A torcida do Vasco não demorou para levar outro susto. Dois minutos depois, Wellington Paulista cabeceou sozinho e assustou o goleiro Fernando Prass.
Apesar da boas chances para ambos os lados, as torcidas só viram gols no fim da etapa inicial. Aos 44 minutos, Zé Roberto, que havia perdido um gol incrível minutos antes, se redimiu e acertou um belo chute de fora da área para abrir o placar. Mas a vantagem vascaína não durou muito. Apenas quatro minutos depois, Thiago Ribeiro cruzou pelo lado direito e a bola desviou no zagueiro Fernando: 1 a 1.
Segundo tempo
Veio o segundo tempo e o panorama da partida não mudou. O Cruzeiro continuava pressionando e tendo mais posse de bol, enquanto os comandados de Paulo César Gusmão tentavam sair nos contra-ataques em velocidade.
Na tentativa de modificar o jogo, os dois treinadores fizeram as substituições. Aos 31 minutos, Cuca colocou Wallysson no lugar de Thiago Ribeiro. Seis minutos depois, o jogador entrou sozinho na área e bateu por cobertura na saída de Prass. A bola ainda tocou no travessão antes de sair.
A partir desse momento, o Cruzeiro passou a mandar no jogo e deixar os torcedores presentes em São Januário apreensivos. Os que esperaram o apito final viram o empate permanecer no placar.
Com o resultado, o Vasco chega a 23 e alcançou a oitava colocação na tabela, já o Cruzeiro, com 25, foi para a sexta posição.