| 01/08/2010 20h29min
Já pensando na final da Copa do Brasil diante do Vitória, o Santos levou um time misto ao interior paulista e venceu o Grêmio Prudente por 2 a 1 neste domingo, em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão. Os gols foram de Danilo e Rodriguinho, e Robson descontou. A equipe da casa desperdiçou duas cobranças de pênalti.
A equipe do Santos começou melhor a partida, e logo de cara conseguiu a vantagem. Com cinco minutos, Danilo recebeu na entrada da área do Grêmio Prudente e bateu firme e alto, sem chances para o goleiro Giovanni.
Giovanni, por sinal, trabalhou muito na primeira etapa. Zé Eduardo, aos 12 minutos, teve ótima chance de ampliar o placar, mas o goleiro defendeu com eficiência. Aos 31 minutos, em falta na entrada da área do Grêmio Prudente, Bruno Aguiar bateu forte, e o goleiro foi buscar mais uma.
Porém, aos 37 minutos, Giovanni só pode torcer, quando Marquinhos bateu falta com precisão, e acertou o poste do arqueiro do Prudente.
Na segunda etapa, o Santos continuou dominando a partida, exceto por um momento de distração, quando o Grêmio chegou a ameaçar a meta de Rafael.
O perigo, no entanto, não demorou para ser afastado. E em grande estilo. Rodriguinho recebeu lançamento na entrada da área, de Marquinhos, e, sem deixar cair, acertou um lindo chute no ângulo do goleiro Giovanni. Dessa vez, o defensor não teve o que fazer, e viu o Santos ampliar o placar.
Final emocionante
Aos 38 minutos, Róbson completou escanteio vindo da esquerda, de Marcelo Oliveira, e descontou o marcador. Logo na sequência, o próprio Róbson quase empatou o jogo. Era só o início de um fim de jogo sensacional.
Aos 41 minutos, Henrique Dias sofreu pênalti de Léo, após cruzamento despretensioso na área do Santos. O que poderia ser o desastre do Santos, acabou sendo a consagração do outro goleiro da partida: Rafael foi no canto certo, na cobrança da Paulo César, e defendeu.
Fim de jogo, e vitória do Santos, certo? Errado. Rodriguinho, autor do golaço do Santos, fez outro pênalti, e o Grêmio Prudente teve outra chance de empatar. Outra vez Paulo César foi para a cobrança e.... errou! O lateral-direito acertou o travessão de Rafael, e desperdiçou outra chance de empatar a partida. Fim de jogo.