| 01/08/2010 18h
O Botafogo foi a Salvador e superou o Vitória por 3 a 1 na tarde deste domingo no Barradão, em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão. Os três primeiros gols da partida foram marcados em três minutos – Edno e Jóbson marcaram para os visitantes, e Junior descontou. Jóbson ainda anotou mais um já nos acréscimos.
O resultado quebrou o jejum de oito jogos sem vencer no Brasileirão, que já durava dois meses, e deixa o Alvinegro fora da zona de rebaixamento.
Com o campo muito castigado pela chuva, os dois times criaram poucas oportunidades para abrir o placar. Mesmo com o time misto, foi o anfitrião quem criou as jogadas mais perigosas. O Botafogo tentou responder e pressionar o adversário no campo de ataque, porém, foi pouco efetivo. Nas jogadas que tentou, esbarrou na tranquila defesa do Vitória.
Responsável por armar as jogadas, o estreante Maicosuel, bem marcado, pouco apareceu no primeiro tempo. Na única jogada que tentou, prendeu demais a bola, facilitando o desarme dos jogadores adversários.
Em contra-ataque, por pouco os donos da casa não marcaram o primeiro gol. Aos 17 minutos, Soares recebeu a bola dentro da área, girou e tocou para o companheiro Júnior, livre. Atento, Fahel deu um toque providencial na bola e afastou o perigo. Sumido no primeiro tempo, Herrera tentou o chute, aos 25 minutos, mas acabou fazendo falta em Ricardo Conceição, interrompendo o que seria o primeiro gol do Alvinegro.
Nos últimos minutos, o Vitória pressionou na tentativa de sair do primeiro tempo vencendo, mas não conseguiu furar o forte bloqueio da zaga do Botafogo. No final, Jefferson mostrou por que foi convocado pelo técnico Mano Menezes para estar na Seleção Brasileira. Aos 34, Júnior apareceu livre dentro da pequena área, chutou no canto esquerdo, mas o camisa um saltou para evitar o gol dos rubro-negros.
Na volta do intervalo, a partida mudou completamente e ganhou muito em emoção no Barradão. Logo aos 2 minutos, Jobson driblou Egídio pela direita e bateu forte na bola, mas ela passou longe da meta de Viáfara. No entanto, o Vitória não se abateu e, logo em seguida, respondeu com Egídio. Dentro da área do Glorioso, o lateral-esquerdo, aos 7 minutos, cruzou perigosamente da esquerda na tentativa de achar Júnior. Atenta, a zaga do Botafogo promoveu o corte providencial para o escanteio.
Insatisfeito com o rendimento de Lucio Flavio e Herrera, o técnico Joel Santana promoveu as entradas de Edno e Caio, respectivamente. E no primeiro lance em campo, Edno criou uma grande oportunidade para o Bota. Próximo da área, ele tocou para o meio. Livre, Fahel tinha tudo para fazer o primeiro gol do jogo mas, afobado, chutou na rede pelo lado de fora.
Há pouco minutos do fim, o jogo que era pouco movimentado, ganhou em emoção. Três gols foram marcados em três minutos. Marcado por três adversários, Jóbson encontrou espaço e apareceu para desviar e balançar as redes do Vitória. No minuto seguinte, Renato cruzou pela esquerda e Júnior cabeceou para bater Jefferson. Entretanto, Jóbson queria que o Glorioso vencesse após oito partidas e bateu cruzado, aos 38, para colocar o Botafogo à frente e dar a terceira vitória no Brasileiro. No último minuto, o endiabrado atacante deu um belo drible e chutou de esquerda, dando números finais ao placar: 3 a 1.
LANCEPRESS