clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 28/07/2010 10h10min

Preparador de goleiros do Avaí vibra com convocações de seus pupilos para seleções brasileiras

Além de treinar o jovem Renan, Sandro Darós preparou mais dois goleiros para as seleções de base

Jean Balbinotti  |  jean.balbinotti@diario.com.br

Há cinco anos, quando chegou ao Avaí para trabalhar na formação dos goleiros das categorias de base, Sandro Darós tinha uma ambição: revelar jovens para a equipe principal. Hoje, ele vibra com seus três pupilos convocados para seleções brasileiras.

Renan, chamado pelo técnico Mano Menezes na última segunda-feira, para fazer parte da Seleção principal, aos 19 anos, é o centro das atenções. Mas não é o único do “paredão azurra”. Outros dois garotos — Vitor, de 15 anos, e Aleksander, o Alex, de 19 — completam o time de selecionáveis do Leão. Vitor está na Sub-16, e Aleksander, na Sub-19.

— É o reconhecimento do trabalho. Procuramos estreitar os laços com as categorias de base. O objetivo sempre foi manter a meninada como opção do grupo principal — salienta Sandro.

Embora o momento seja de valorização pessoal, ele diz que o sucesso traz consequências. Uma delas é a cobrança por resultados. Aos 30 anos, se considera preparado para o desafio, mas não descarta o apoio de profissionais que atuam no dia a dia do clube, como o também preparador André Croda:

— Os holofotes irão se voltar para nós naturalmente, e a exigência tende a crescer na mesma proporção. Precisamos estar prontos para a cobrança.

Nascido em Guaraciaba, no Extremo Oeste de Santa Catarina, Sandro chegou ao Avaí em 2005, após uma rápida passagem pelos campos de futebol. Em 2004, ele defendeu o Guarani, de Palhoça, e, como não recebeu propostas de outros clubes, decidiu mudar o rumo da sua vida. Optou por cursar Educação Física na Universidade Federal de SC e trabalhar nos bastidores. A escolha deu certo.

Em 2005 e 2006, Sandro ingressou na base do Avaí, e, em 2007 passou para o profissional, ao lado do preparador físico Emerson Buck — ainda no clube — e do técnico Sergio Ramirez:

— Participei daquele trabalho de reestruturação depois de uma fraca campanha na Série B de 2007, que quase rebaixou o Avaí. Desde então, estamos trabalhando forte e colhendo frutos — avalia Sandro.

— O Renan mostra confiança e atitude diferenciadas. É um goleiro de muita personalidade, que conquistou o seu espaço com moral e respeito — completou.

Os convocados

Na principal
Nome:
Renan Soares Reuter
Local de nascimento: São João Batista - SC
Data de nascimento: 12/12/1990
Peso: 83kg
Altura: 1m92cm
No Avaí desde: maio/2007

Na Sub-19
Nome:
Aleksander Douglas de Faria (Alex)
Local de nascimento: Curitiba (PR)
Data de nascimento: 20/02/1991
Peso: 86 kg
Altura: 1m93cm
Categoria: júnior
No Avaí desde: maio/2009

Na Sub-16
Nome:
Vitor Moreira Paes
Local de nascimento: Rondonópolis (MT)
Data de nascimento: 18/11/1994
Peso: 70 kg
Altura: 1m85cm
Categoria: juvenil
No Avaí desde: agosto/2009

DIÁRIO CATARINENSE
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.