| 21/07/2010 10h14min
A chegada do técnico Antônio Lopes ao Avaí, há pouco mais de duas semanas, mudou a forma do time jogar. Se antes o Leão tinha dificuldades para se impor contra adversários qualificados, agora a sensação é outra. A equipe do "delegado" defende bem e explora o contra-ataque com maestria. Foi assim que derrubou dois grandes do futebol brasileiro em sequência (São Paulo e Palmeiras).
Nesta quarta-feira, dia 21, o desafio é igualmente difícil. O Avaí vai enfrentar o Flamengo, atual campeão nacional, às 21h, no Maracanã, pela 10ª rodada do Brasileiro, e tentará conquistar outro triunfo para, quem sabe, ingressar no G-4 da Libertadores.
>>> Acompanhe Avaí x Flamengo pelo Minuto a Minuto às 21h
O atacante Roberto, artilheiro do clube na temporada, com 14 gols, é a principal arma de Antônio Lopes. Embora o treinador prefira valorizar o conjunto e não um jogador em especial, o talento de Roberto tem feito a diferença. Do primeiro ao último minuto, o camisa 9 do Avaí imprime a mesma velocidade dentro de campo. Geralmente, ele recebe o lançamento atrás do marcador e, quase sempre, chega à frente com larga vantagem.
Revelado pelo rival Figueirense em 2003, o atacante de 24 anos demorou para se firmar no Avaí. Chegou ao clube em maio do ano passado e, aos poucos, conquistou o seu espaço. Sob o comando de Silas, entrava quase sempre no decorrer das partidas para botar "fogo" nos adversários. A situação mudou nas finais do Estadual deste ano. Péricles Chamusca, então técnico do Avaí, apostou em Roberto para ocupar a vaga de Vandinho e o atacante não parou mais de fazer gols. Foram seis seguidos. Quase todos com a sua marca registrada, a velocidade.
— No decorrer do Catarinense as coisas foram acontecendo. Os gols começaram a sair e me firmei no time. Estou muito feliz por esse momento e espero dar sequência, conquistando vitórias.
Roberto sabe, entretanto, que sozinho ele não faz nada. Para a sua estrela brilhar, o sistema de marcação têm que funcionar bem, os meias precisam fazer bons lançamentos e o atacante deve estar pronto para dar o bote fatal. É assim que ele gosta de jogar e é assim que o Avaí pretende derrubar o Flamengo em casa.
— Todos os jogadores são fundamentais. O futebol é um esporte coletivo e a gente depende de todos. É claro que o Roberto é um bom jogador, todo mundo já viu isso, todo mundo já sabe disso — ressaltou Lopes.
Se o delegado diz, o negócio é esperar e torcer para que a sua arma mais letal esteja bem calibrada contra o Flamengo.
Fla busca sequência de vitórias
O Flamengo tenta emplacar, em cima do Avaí, sua terceira vitória seguida. Com reforços como o atacante Val Baiano ainda fora de forma, o técnico Rogério Lourenço levará a campo a mesma equipe que bateu o Atlético-GO por 1 a 0 e colocou o clube no G-4, lugar de onde não pretende sair. Assim, Diego Mauricio segue fazendo a dupla de ataque com Vinicius Pacheco e Correa, Willians, Kléberson e Petkovic repetem a formação do meio-campo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO
Marcelo Lomba; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Corrêa, Willians, Kléberson e Petkovic; Vinícius Pacheco e Diego Maurício
Técnico: Rogério Lourenço
AVAÍ
Renan; Patric, Gabriel, Emerson e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Diogo Orlando, Rivaldo e Caio; Robinho e Roberto
Técnico: Antônio Lopes
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA), auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Katiuscia Mayer Berger Mendonça (ES)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Horário: 21h
No ar: A CBN/Diário narra a partida ao vivo e o clicEsportes acompanha o jogo pelo Minuto a Minuto.
Pelo Celular: Receba os gols do seu time, no caso o Avaí, pelo celular. Envie um torpedo com a palavra FUTEBOL para o número 46956.
Você receberá no mínimo quatro mensagens por jogo — de início e de término do primeiro e do segundo tempo — além dos gols que eventualmente forem marcados. O serviço está disponível apenas para os usuários das operadoras Claro, Tim, Vivo e Oi em todo o Brasil. Clique e saiba mais sobre o serviço.
DIÁRIO CATARINENSE