| 14/07/2010 14h01min
O Ceará vinha fazendo uma campanha empolgante nas primeiras rodadas do Brasileirão, com 17 pontos em sete partidas, perdendo a liderança para o Corinthians por apenas um gol no saldo. Agora, no reinício do certame após a Copa do Mundo, o time cearense tem a chance de chegar ao topo da tabela no confronto direto com o time paulista, marcado para as 21h50min (horário de Brasília) desta quarta no Castelão, em Fortaleza.
Acompanhe a rodada do Brasileirão no Placar ao Vivo
Seleção clicEsportes: escolha seu time do Brasileirão
Para facilitar a vida da sensação do Brasileirão, o Corinthians terá três desfalques importantes: os atacantes Ronaldo e Dentinho e o meia Jorge Henrique, todos se recuperando de lesão. O setor ofensivo alvinegro será formado por Iarley e Defederico. Mano Menezes ainda não contará com o zagueiro Anderson e o volante Heleno, mas terá a volta do lateral-esquerdo Alessandro e do zagueiro Chicão.
Acesse o simulador e veja de quais resultados seu time precisa
O Corinthians tem boas lembranças do adversário: foi diante dos cearenses que o time carimbou a volta à elite do futebol brasileiro. Se não bastasse, Chicão foi o autor do segundo gol da vitória por 2 a 0, em 25 de outubro de 2008, contra o adversário da noite de desta quarta.
Histórico de desempenho: confira os números de seu time ano a ano
O Ceará disputa a primeira partida sem o técnico PC Gusmão, que acertou com o Vasco e deu lugar a Estevam Soares. Ele não contará com o zagueiro Anderson e o volante Heleno, suspensos. Os substitutos devem ser, respectivamente, Jorge Luiz e Careca.Flamengo x Botafogo
No Maracanã, Flamengo e Botafogo disputarão o clássico carioca a partir das 21h. No lado rubro-negro, Vagner Love foi embora, Bruno preso – suspeito de ter participado do desaparecimento da ex-amante Eliza Samudio – e Adriano já havia partido para a Roma antes da paralisação. O campeão brasileiro foi desfigurado.
Alguns reforços chegaram, como o volante Correa, o zagueiro Jean e o atacante Val Baiano. No entanto, nenhum deles estará em campo nesta quarta. Na frente, o time que já teve Vagner Love e Adriano, agora vai de Vinícius Pacheco e Diego Maurício.
Já pelas bandas de General Severiano, 90% do elenco foi mantidos. Loco Abreu foi reserva na Copa, mas teve participação decisiva ao cobrar o pênalti que classificou o Uruguai para a semifinal. Já o rubro-negro Kleberson até entrou em um jogo da Seleção na Copa, mas fez só figuração. Fierro sequer entrou em campo para defender o Chile.
Atlético-PR x Cruzeiro
Dois times de campanhas irregulares, Cruzeiro e Atlético-PR se enfrentam às 19h30min na Arena da Baixada, em Curitiba. O time mineiro abandonará o sistema com três volantes e passará a jogar somente com dois. A armação do time deverá ser dividida entre Gilberto e Roger. Ambos começaram como titulares na vitória por 3 a 0 no amistoso da última sexta com o Tupi.
O time da casa também vai com mudanças. A principal delas será no esquema de jogo: o técnico Paulo César Carpegiani abandonou o 3-5-2 e adotou o 4-4-2, com os laterais ficando mais fixos na defesa, formando uma linha de quatro, dando mais liberdade aos meias.
Goiás x Vasco
Vasco e Goiás se enfrentam às 21h50min no Serra Dourada, em Goiânia. No retorno da competição nacional, os donos da casa, com 10 pontos e na sétima colocação, querem alcançar o G-4. Já o time visitante, com apenas cinco, espera engrenar para sair da zona de rebaixamento.
LANCEPRESS