| 07/07/2010 18h13min
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e alguns dos principais clubes brasileiros se reuniram e criaram tarde desta quarta a Liga de Basquete Feminino (LBF), entidade que organizará, a partir desta temporada, a principal competição feminina de basquete do país. O evento contou com a presença a diretora do departamento feminino da CBB, a ex-atleta Hortência Marcari, campeã mundial em 1994 com a seleção brasileira.
O primeiro presidente da LBF será Márcio Cattaruzzi. Segundo o dirigente, o próximo campeonato será organizado nos moldes do NBB, que já teve duas edições.
– Foi apenas o primeiro passo de uma longa jornada que o basquete feminino terá pela frente. Nosso objetivo principal é a reestruturação da modalidade no Brasil. Os clubes entenderam que era preciso ter união. Cada um tem sua diversidade, mas precisamos buscar uma unidade – diz Cattaruzzi.
Além de Hortência, participaram do evento o diretor de Marketing da CBB, José Carlos Brunoro; o diretor executivo da CBB, Luis Felipe Monteiro de Barros; o diretor técnico da CBB, André Alves; o presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi; o vice-presidente da LBF, Mauro Chekin; além de representantes dos sete clubes que participaram do 12º Campeonato Nacional Feminino: Catanduva (SP), Ourinhos (SP), Americana (SP), Santo André (SP), São Caetano (SP), Vasto Verde (SC) e Botafogo (RJ). O evento conto aunda com Marcelo Dória, diretor da empresa que gerencia o marketing da CBB.
A empresa será responsável pelo marketing e comercialização da LBF. A CBB auxiliará nas inscrições das equipes, além de ceder árbitros para as partidas e acompanhar julgamentos do Tribunal de Justiça Desportiva. Os campeonatos organizados pela Liga de Basquete Feminino serão organizados pelos clubes.
– A LNB foi uma das melhores coisas que já aconteceu para o basquete brasileiro. Gostaria muito de ver uma competição no mesmo formato para o feminino. Precisamos enraizar um torneio forte para as mulheres e acredito que a criação da Liga ajudará na evolução do campeonato feminino, assim como aconteceu com a competição masculina – comemora o presidente da CBB, Carlos Nunes.
CLICESPORTES
Hortência, ao lado do presidente da CBB, Carlos Nunes, em foto de arquivo
Foto:
Alexandre Vidal, divulgação