| 06/07/2010 09h33min
A última vez que levantou a taça de campeão do mundo, o Uruguai fez um jogo épico, batendo o Brasil por 2 a 1 de virada, em pleno Maracanã, em 1950. Nesta terça, a Celeste buscará na história da camisa as forças necessárias para superar a favorita Holanda e chegar à decisão da Copa da África do Sul. As equipes se enfrentam a partir das 15h30min, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo.
A Holanda tem a melhor campanha do Mundial até o momento. É a única seleção com 100% de aproveitamento, após as vitórias sobre Dinamarca, Japão, Camarões, Eslováquia e Brasil.
Interaja com o conteúdo de Copa no Facebook do clicEsportes
O Uruguai, por outro lado, sofreu um pouco mais para chegar à semifinal. Estreou com empate contra a França e depois venceu África do Sul, México e Coreia do Sul até a dramática classificação nos pênaltis diante de Gana nas quartas de final. O time sul-americano admite o favoritismo europeu, mas sonha com a possibilidade de surpreender e chegar novamente a uma final.
– Algumas vezes, os sonhos viram realidade – afirmou o técnico uruguaio Oscar Tabárez.
Na Holanda, a ordem é conter a euforia pela grande campanha e manter a concentração na busca pelo título inédito.
– Estaremos preparados – prometeu o treinador Bert van Marwijk.
Do lado holandês, a aposta é no talento de jogadores como Robben e Sneijder, ambos habilidosos e decisivos no ataque. Mas o técnico Bert van Marwijk tem alguns desfalques importantes no sistema defensivo. O lateral Van der Wiel e o volante De Jong estão suspensos, o que abre espaço para Boulahrouz e De Zeeuw entrarem no time titular. Em compensação, o zagueiro Mathijsen se recuperou de contusão e está de volta.
O Uruguai também tem problemas para escalar o time que disputará a semifinal. Suspensos, o zagueiro Fucile e o atacante Luis Suárez são desfalques. Além disso, o zagueiro e capitão Lugano ainda se recupera de contusão no joelho direito e pode ficar de fora. Por isso mesmo, Oscar Tabárez fez mistério e tratou de esconder a escalação, mas é provável que Cáceres e Alvaro Pereira sejam escolhidos para jogar.
– Robben é um grande jogador, muito rápido e hábil. E Sneijder também está acima da média – elogiou Oscar Tabárez, já mostrando quais serão as principais preocupações da defesa uruguaia no jogo desta terça.
Agência EstadoURUGUAI | HOLANDA |
---|---|
Muslera; Maxi Pereira, Victorino, Lugano (Godin) e Cáceres; Diego Pérez, Gargano, Arevalo Rios e Alvaro Pereira; Diego Forlán e Cavani. | Stekelenburg; Boulahrouz, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; De Zeeuw, Van Bommel e Sneijder; Kuyt, Van Persie e Robben. |
Técnico: Oscar Tabárez | Técnico: Bert van Marwijk |
Semifinal da Copa do Mundo, 06/07/2010. Local: Estádio Green Point, Cidade do Cabo. Horário: 15h30min. Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão). |
Celeste carrega o apoio de 3,5 milhões de uruguaios na luta para chegar à decisão
Foto:
Franck Fife, AFP