| 28/06/2010 14h46min
O médico congolês Denis Mukwege, indicado ao Prêmio Nobel da Paz, declarou antes de chegar a Porto Alegre que é torcedor do Grêmio. A declaração, mais do que preferência propriamente futebolística, expressa a amizade que liga Mukwege, conferencista no ciclo Fronteiras do Pensamento, ao colega gaúcho Milton Paulo de Oliveira. Desde que visitou Bukavu, a cidade de Mukwege no Congo, em 2008, Oliveira deixou clara sua condição de torcedor incondicional do time tricolor.
– Sou gremista – disse ele, no sábado, segundo o jornal Zero Hora.
Sabendo do carinho dele pelo Grêmio, o clube o presenteou com uma camisa oficial personalizada. A entrega da lembrança foi feita pelo conselheiro Verney Martins, representando o Presidente Duda Kroeff, no hotel onde o congolês está hospedado na Capital.
Denis Mukwege é médico especializado no tratamento de mulheres vítimas de violência e tortura sexual na guerra civil que assola o Congo. Nascido em 1955, Mukwege é um dos nove filhos de um pastor da igreja pentecostal de Bukavu. Na infância, costumava acompanhar o pai a hospitais onde rezava pelos pacientes vítimas da guerra.