| 21/06/2010 22h29min
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) não poupou críticas ao técnico da Seleção Brasileira, Dunga. A entidade divulgou nesta segunda um comunicado afirmando que os palavrões destinados ao jornalista Alex Escobar, da TV Globo, são fruto da "insuficiência cultural" do treinador, por não entender o trabalho prestado pelos veículos de comunicação à sociedade.
Confira a página do clicEsportes no Facebook
"A ABI atribui o comportamento de Dunga à sua insuficiência cultural: ele parece não saber que os jornalistas trabalham não para si, mas para o conjunto da sociedade", diz a nota.
A entidade publicou uma carta enviada ao diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger, na qual manifesta solidariedade a Alex Escobar e à empresa "solidariedade diante das agressões de que foram alvo por parte do técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, o qual mais uma vez revelou despreparo para o contato com profissionais de comunicação e demonstrou que não está afeiçoado às práticas democráticas em vigor no País desde a promulgação da Constituição de 1988".
Na entrevista coletiva após a vitória da Seleção Brasileira por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, pela segunda rodada da Copa do Mundo da África do Sul, Dunga interrompeu uma resposta para questionar Alex Escobar, que teria balançado a cabeça negativamente. Depois, se descuidou e murmurou palavrões destinados ao repórter quando o microfone ainda estava aberto.
A ABI também manifestou solidariedade à família do fotógrafo da Globo Márcio Alexandre de Souza, assassinado quando levava o filho a uma partida de futebol amador no Rio de Janeiro.
Confira a íntegra do comunicado:
A ABI manifestou nesta segunda-feira, 21 de junho, sua solidariedade ao jornalista Alex Escobar, da Rede Globo de Televisão, em face da agressão de que foi alvo na entrevista coletiva que o técnico Dunga concedeu após a vitória do Brasil sobre a Seleção da Costa do Marfim em Joanesburgo, no domingo. A ABI atribui o comportamento de Dunga à sua insuficiência cultural: ele parece não saber que os jornalistas trabalham não para si, mas para o conjunto da sociedade.
A manifestação da ABI foi expressada nesta mensagem enviada ao Diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger:
A Associação Brasileira de Imprensa expressa à Rede Globo de Televisão e ao jornalista Alex Escobar sua solidariedade diante das agressões de que foram alvo por parte do técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, o qual mais uma vez revelou despreparo para o contato com profissionais de comunicação e demonstrou que não está afeiçoado às práticas democráticas em vigor no País desde a promulgação da Constituição de 1988. Assim agindo, o Senhor Dunga deu prova, por insuficiência cultural, de que não compreende que os jornalistas desempenham uma relevante função pública e buscam informações não para uso próprio ou das empresas para as quais trabalham, mas sim para atender às necessidades do conjunto da sociedade.
A ABI expressa também a sua solidariedade à família do fotógrafo da TV Globo Márcio Alexandre de Souza, assassinado com sete tiros em São Cristóvão, na manhã de domingo, quando levava um dos seus três filhos a uma partida de futebol amador no campo do Clube de Regatas Vasco da Gama, em São Januário. Espera a ABI que as autoridades de segurança do Estado se empenhem na apuração de tão brutal homicídio.
CLICESPORTES