| 15/06/2010 07h06min
O astro alemão Franz Beckenbauer disse que a Inglaterra "retrocedeu" sob o comando de Fabio Capello e o decepcionante começo na Copa do Mundo ocorreu em parte por conta de uma carência de talentos locais no Campeonato Inglês.
Em uma coluna para o jornal sul-africano The Times, ele disse que não crê que o treinador italiano possa "mudar muito ali". A Inglaterra teve no sábado um bom começo contra os Estados Unidos, abrindo o placar com apenas quatro minutos. Mas a equipe permitiu que a partida terminasse empatada por 1 a 1, já que o goleiro Robert Green falhou e não conseguiu defender uma finalização de Clint Dempsey.
— O que eu vi dos ingleses contra os Estados Unidos tem pouco a ver com futebol — disse Beckenbauer, que foi campeão da Copa do Mundo como jogador e técnico.
— Me pareceu como se a Inglaterra tivesse retrocedido aos maus velhos tempos de chutar e correr — criticou o Kaiser.
Beckenbauer fez parte da equipe da Alemanha Ocidental que perdeu a final de 1966 para a Inglaterra e depois foi capitão da seleção que ganhou a Copa do Mundo de 1974. Em 1990, no Mundial da Itália, ele foi o treinador da equipe campeã, que superou a Inglaterra nas semifinais e a Argentina na final.
— Os ingleses estão sendo castigados pelo fato de há tão poucos jogadores ingleses no Campeonato Inglês porque os clubes melhores usam jogadores estrangeiros de todo o mundo — concluiu Beckenbauer.