| 11/06/2010 15h59min
Uma batalha. É assim que o técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, define o confronto com a Holanda pela segunda rodada da Liga Mundial 2010, neste fim de semana, em Brasília. Se garantir duas vitórias, o Brasil assumirá a liderança do Grupo A - os holandeses estão na primeira posição. As equipes jogarão a partir das 19h no sábado e no domingo, no Ginásio Nilson Nélson, com transmissão ao vivo do canal SporTV.
– A Holanda conseguiu duas vitórias excelentes contra a Coreia do Sul na casa do adversário. É dirigida por um supercampeão (técnico Peter Blangé), e é uma equipe que vai dar muito trabalho, e que mescla força física com uma técnica apurada – explicou o técnico Bernardinho.
Para Blangé, o favoritismo está ao lado da equipe brasileira:
– O Brasil é favorito para todo mundo, mas a Itália e a Rússia também têm chances. Cuba também é bem forte. Os quatro times podem prosseguir na competição. Já a Sérvia está com um time novo e está aquém das outras equipes – disse.
Na primeira rodada, o Brasil venceu os dois confrontos contra a Bulgária (3 sets a 1 e 3 sets a 2), enquanto a Holanda passou pela Coreia do Sul também duas vezes, em ambas venceu por 3 sets a 0.
Melhor recepção após a primeira rodada da Liga Mundial, o ponteiro Murilo pode chegar à marca de 600 pontos na competição neste fim de semana. Para alcançar o feito, Murilo precisa marcar 25 pontos. Nos dois primeiros jogos, contra a Bulgária, na semana passada, o jogador obteve 37 acertos e foi o brasileiro que mais pontos marcou nas duas partidas.
A seleção brasileira também defende uma invencibilidade de 25 jogos. A última derrota foi sofrida no dia 4 de julho do ano passado, quando perdeu para a Finlândia, por 3 sets a 2.
Brasil e Holanda já se enfrentaram 54 vezes na história. A seleção brasileira tem a vantagem de 35 vitórias contra 19 derrotas. A última vez que os dois times se enfrentaram foi em 2004, durante os Jogos Olímpicos de Atenas, e o Brasil ganhou por 3 sets a 1.
Na história da Liga Mundial a vantagem também é do Brasil. São 11 vitórias contra três derrotas em 20 anos de competição. A última vez que a seleção brasileira perdeu para os holandeses na competição foi em 98, por 3 sets a 2, na Espanha.