| 11/06/2010 10h13min
Por volta das 9h desta sexta (horário de Brasília) começou a Copa 2010. A África do Sul deu as boas vindas ao mundo na festa de abertura realizada no Soccer City, em Joanesburgo. O estádio não estava totalmente lotado, mas os torcedores que chegaram cedo puderam ver uma cerimônia bela, simples e marcada pelas tradições de todo o continente. Às 11h, a seleção da casa e México fazem o jogo de abertura.
A cerimônia começou com um vídeo "Terra de contrastes", mostrando várias partes da África do Sul. Houve um pedido para que as vuvuzelas silenciassem, mas os torcedores não pararam de tocar o instrumento. Após o vídeo, um chefe tribal foi ao centro do gramado e proclamou: "O momento histórico chegou".
Aviões do Exército conhecidos como 'Silver Falcons' sobrevoaram o estádio em voos rasantes sobre o público de cerca de 85 mil pessoas presentes nas arquibancadas. Músicos africanos, como o cantor argelino Cheb Khaled, mostraram um pouco da diversidade existente na África.
Entre os momentos de destaque, esteve a montagem do continente africano com pedaços de tecido. Os outros continentes também foram montados e pegadas se espalharam até eles, enfatizando o surgimento da humanidade em terras africanas. Mais tarde, as bandeiras dos 32 países participantes do Mundial foram apresentadas.
Nelson Mandela não compareceu ao Soccer City em razão da morte de sua bisneta Zenani Mandela Junior, de 13 anos, na noite anterior, após sair do show de pré-abertura. Contudo, o líder foi homenageado em um vídeo. Depois da festa, ocorreram os discursos de autoridades do país e da Fifa.
Veja como foi a abertura e acompanhe África do Sul x México a partir das 11h