| 07/06/2010 20h38min
Os jogadores da Seleção Brasileira desembarcaram na madrugada desta terça, pelo horário local, em Joanesburgo, após terem goleado a Tanzânia por 5 a 1 em Dar Es Salaam, no último amistoso antes da Copa do Mundo. Após um voo de pouco mais de três horas de duração, o avião com a delegação brasileira pousou no aeroporto internacional da cidade sul-africana alguns minutos após meia-noite, às 19h de Brasília.
O ônibus do Brasil seguiu para o Hotel Fairway, onde o goleiro titular da Seleção, Julio Cesar, que não viajou com a seleção para o amistoso por ainda sentir dores lombares, permaneceu para dar prosseguimento ao tratamento de recuperação com o fisioterapeuta Odir de Souza. Os jogadores terão folga nesta terça.
A situação do jogador da Inter de Milão, no entanto, não preocupa, já que o técnico Dunga deixou claro após o amistoso desta segunda que ele estará em campo na estreia do país na Copa, dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte.
Segundo o treinador, a permanência de Julio Cesar na África do Sul foi uma precaução, para evitar duas viagens de avião que poderiam retardar a completa recuperação do atleta. O goleiro deu um susto na comissão técnica ao ser substituído na goleada por 3 a 0 sobre o Zimbábue, em de 2 de junho, ainda no primeiro tempo, após receber uma pancada nas costas.
A fácil vitória da seleção brasileira nesta segunda foi alcançada com gols de Robinho (2), Ramires (2) e Kaká. O destaque da partida foi a permanência do camisa 10 da Seleção em campo durante os 90 minutos, já que o jogador do Real Madrid ainda não está 100% recuperado da lesão muscular que prejudicou o fim de sua temporada na Europa.
– Valeu a pena como teste, me deu mais confiança – disse o meia.
A comissão técnica da Seleção minimizou as críticas aos últimos amistosos, contra equipes fracas.
– Foram duas boas partidas, contra equipes velozes, e se não apresentaram muita técnica, tiveram garra e nos criaram dificuldades – declarou Dunga.
Mas o grande questionamento do jogo contra a Tanzânia foi provocado pelo fato da cidade de Dar Es Salaam ter condições climáticas muito diferentes das que os jogadores brasileiros encontram na sede da Copa. Enquanto Joanesburgo, onde o Brasil disputará os dois primeiros jogos do Mundial, fica 1,7 mil metros acima do nível do mar e tem temperatura média de 10º à noite, horário das primeiras partidas da seleção na Copa, a cidade onde o amistoso foi disputado fica ao nível do mar, com temperatura média de 25º.
Depois de enfrentar a Coreia do Norte, pelo Grupo G da Copa, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim no dia 20 e encerra a participação na primeira fase do Mundial contra Portugal no dia 25, em Durban.
AFP