| 01/06/2010 20h53min
O corpo do secretário estadual para a Copa, Ricardo Seibel Freitas de Lima, de 35 anos, deve ser trazido ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Segundo o representante do governo do Estado na capital federal, Mário Nogueira, a causa mais provável da morte seria um mal súbito.
Ricardo estava em Brasília para tratar de assuntos da Copa de 2014 e foi encontrado morto no quarto do hotel onde estava hospedado. O corpo será velado à tarde no salão nobre do Estádio Olímpico. O governo do Estado decretou luto oficial de três dias.
Perfil
Mestre em Direito pela UFRGS, ele ingressou na carreira de procurador do Estado em dezembro de 1998. Foi coordenador da Procuradoria de Execuções e Precatórios, do projeto de modernização da PGE e da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional.
Integrou o Conselho Superior e o Conselho Editorial da Revista da PGE. Recentemente, atuou nas ações trabalhistas em que a PGE obteve reduções milionárias em favor da CEEE e participou da negociação do contrato de US$ 1,1 bilhão firmado pelo Estado com o Banco Mundial.
Desde a criação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014, atuou como coordenador de sua assessoria jurídica e, depois, tornou-se titular da pasta.
Governadora lamenta morte
"Recebi, de Paulo Odone, nosso ex-secretário da Copa do Mundo, a notícia do trágico falecimento do nosso secretário da Copa do Mundo, o querido jovem Ricardo, em Brasília. Todas as providências estão sendo tomadas pela representação do governo do Estado em Brasília. Na verdade, o Governo todo está consternado.", disse, em nota, a governadora Yeda Crusius.
Direção do Grêmio divulga nota de falecimento
"É com profundo pesar que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica o falecimento de seu conselheiro Ricardo Seibel de Freitas Lima, filho do presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Dr. Raul Régis de Freitas Lima. Ricardo era um dos conselheiros mais atuantes e hoje se dedicava ao cargo de Secretário Extraordinário da Copa 2014-RS. O conselho de administração do Grêmio se solidariza com a família e amigos. Uma perda precoce e inestimável para toda a coletividade gremista."