| 01/06/2010 07h42min
A proximidade com o universo da bola foi o tempero para a receita de Francis Casali, vencedor da promoção Camisetas — Brasil na África, do Grupo RBS, para conquistar os torcedores. Treinador de times de futsal até 2009, o morador de Farroupilha usou sua experiência para criar o modelo que será usado pelos promotores do
projeto Brasil na África, realizado pelo Grupo RBS para o Mundial. Foi de brincadeira que o professor de Educação Física de 27 anos resolveu ficar em frente ao computador para elaborar a criação escolhida pelos internautas em votação no clicEsportes. Frequentador diário do site, Casali clicou no link da promoção quase de forma automática.
— Fui para o computador com uma ideia, mas não tive paciência para ir até o fim. Cadastrei o modelo ainda inacabado.
A ideia ganhou mais de um terço dos votos. Na camisa amarela com detalhes em verde, sobem pela lateral direita as cinco estrelas que representam os títulos do Brasil em Mundiais. Ao final, no topo direito, uma estrela maior pontilhada com o ano de 2010 ilustra a expectativa da torcida: marcar definitivamente a sexta estrela na África do Sul.
— Acho que as pessoas gostaram porque ficou simples, mas representa o desejo dos brasileiros — analisa.
O modelo do professor, que atualmente trabalha como assessor de bancada na Câmara de Vereadores de Farroupilha, agradou tanto que, mesmo sem fazer campanha, recebeu 6.357 votos de um total de 18.258. Ainda assim, prefere a modéstia ao avaliar o sucesso de sua obra.
— Minha mãe e minha namorada devem ter votado bastante — sorri.