| 29/05/2010 15h22min
A Jabulani, como é chamada a bola que será usada nos jogos da Copa do Mundo, não vem fazendo sucesso com os goleiros. Depois de ser chamada de "horrorosa" por Júlio César, da Seleção Brasileira, ela recebeu críticas do chileno Claudio Bravo.
– É uma bola especial, feita para complicar a vida dos goleiros, para que cometam mais erros e saiam mais gols. É uma bola muito complicada, muito rápida, difícil de pegar – disse Bravo, que comparou: – É parecida com a do vôlei de praia.
Para o goleiro, a Jabulani é "imprevisível". Ele explica que é impossível calcular a trajetória da bola após um chute do adversário. Se chover, fica ainda mais difícil.
– Corre mais que uma bola normal e tem uma textura especial que, com água, fica impossível agarrar. São essas coisas que complicam ainda mais a vida do goleiro – explica.
Além de arisca, a Jabulani – que em zulu quer dizer "celebração" – tem nada menos que onze cores, mesmo número de jogadores em campo por equipe.
O Chile integra o Grupo H da Copa do Mundo. Na primeira fase, a equipe sul-americana tem como adversários Honduras, Suíça e Espanha.
Para seu filho ler: Jabulani, a bola da Copa