| hmin
O Criciúma enfrenta o Goiás a partir das 16h deste domingo, dia 25, no Estádio Serra Dourada (GO), com a expectativa de uma estréia. Esquema tático diferente, novo comando técnico e novidades na equipe fazem do confronto uma encruzilhada para o Tigre no Campeonato Brasileiro.
Entre tantas possibilidades de rumo, a que menos interessa ao Criciúma é a da derrota, resultado que deixaria a equipe numa situação bem pior do que já está na tabela – tem nove pontos e somou apenas um nas últimas quatro partidas. Além disso, perder para o lanterna do campeonato abalaria a esperança de reabilitação após a saída de Edson Gaúcho.
O técnico Lori Sandri, apresentado na segunda, não pôde assinar o contrato e assistirá de longe. Ele ainda está contratualmente ligado ao Verdy Tokyo, do Japão. Mesmo assim, deverá conversar por rádio com o preparador físico e auxiliar técnico Gilson Kleina durante a partida. Foi Kleina quem teve a missão de reorganizar o esquema tático. Nas últimas partidas a equipe apresentou falhas no sistema defensivo, não conseguiu atacar com qualidade e os consecutivos erros de passe facilitaram o trabalho dos adversários.
Após uma série de treinos táticos, na sexta, o coletivo apresentou surpresas na forma de jogar do Criciúma. As mudanças feitas por Kleina, com orientação de Lori Sandri, alteram radicalmente o posicionamento dos jogadores. O esquema preserva o sistema defensivo, com três zagueiros e dois volantes. Os laterais têm total liberdade de atacar, e os dois meias avançam para se unir ao único atacante.
A experiência, é claro, tem outros segredos que são adaptados conforme as circunstâncias da partida. Tudo vai depender da maneira de jogar do Goiás, que também deve apostar até a alma para sair da lanterna da competição. Além da entrada de Duílio na zaga do Tigre, outra novidade na equipe será o jovem Alexandre, uma das revelações do time. Ele vai substituir Cleber Gaúcho, que está lesionado, mas pode até brigar por um lugar definitivo no grupo principal. A última vez que Alexandre iniciou uma partida foi na semifinal do Catarinense, contra o Caxias. O jogador tem 20 anos e foi contratado do Guarani, de Venâncio Aires (RS), quando ainda era júnior.