| 21/05/2010 08h29min
Eliminado da Copa Libertadores pelo Inter, o Estudiantes chora um semestre perdido, após ter perdido o título argentino do Clausura por um ponto. Nesta sexta-feira, a imprensa argentina lamenta o gol marcado por Giuliano nos minutos finais da partida. Sob o título "Outra vez a última jogada foi o carma do Estudiantes", o La Nación afirma:
"Aconteceu de maneira impensada. Quando Estudiantes tinha a partida controlada e a classificação para a semifinal na mão, um ataque isolado do Inter provocou a eliminação do certame continental."
Segundo relato do jornal, o gol do Inter a 43 minutos calou o Estádio Centenário de Quilmes, que havia sido um verdadeiro caldeirão durante a partida.
"Como em Porto Alegre, quando faltavam 15 minutos, o técnico Fossati tirou D'Alessandro para colocar Giuliano. Uma aposta que inesperadamente deu seus frutos. Um lançamento pela direita da área do Estudiantes encontrou sozinho Giuliano e o brasileiro definiu com um toque curto na saída de Orión. O estádio de Quilmes se emudeceu diante do gol que significava o fim de um semestre sem nada, quando teve tudo a seu alcance."
O Clarín também destaca o ar dramático do fim da partida:
"Ninguém era capaz de imaginar um gol. Até os torcedores já haviam começado os festejos a pura fumaça, com os sinalizadores ligados atrás de Orión. O gol se via nublado, quando Giuliano pegou cruzado e a bola tocou a rede. E o silêncio. O zero na ofensiva em Porto Alegre cobrou seu preço. A eliminação trouxe dor. E bronca. E escândalo ao final."
Imprensa critica escândalo
O Estudiantes é criticado também pela briga generalizada ao fim do confronto, que o deixou com "uma imagem esportiva muito ruim", segundo o La Nación. O jornal Olé lembra que não foi a primeira confusão protagonizada por argentinos nesta Libertadores:
"A imagem final foi a mesma em cada uma das eliminações na condição de mandante. Nesta edição, já a havia protagonizado Lanús, quando, logo depois de não se classificar à fase de oitavas, se despediu no meio de um escândalo. Agora Estudiantes, o atual campeão e um dos times que melhor comportamento havia mostrado, se despediu da ilusão de reter o título com um espetáculo embaraçoso."
Já o Clarín afirma que o Estudiantes fez quase tudo certo no jogo. Mas no final, fez "escândalo".
"Esta eliminação, com escândalo, opaca a imagem de uma equipe que brilhou enquanto pôde. (...) A imagem, pobre, durou uns poucos minutos, mas manchou a noite, à margem do golpe por este 2 a 1 com sabor de derrota para o campeão."