| 22/05/2010 10h10min
Você sabe qual foi a partida com mais cartões vermelhos da história das Copas? E quem foi o atleta mais velho a marcar um gol nos Mundiais? Ou quanto tempo demorou em sair o gol mais rápido? Nas 17 edições da Copa, o que não falta são números que acabaram virando recordes.
O clicEsportes pesquisou e selecionou as melhores e mais interessantes marcas de todos os Mundiais. Confira abaixo na matéria que dá sequência à série Os 10 Mais.
Os jogadores com mais Copas
Dois jogadores dividem o posto de maiores participantes de Mundiais: o goleiro mexicano Antonio Carbajal (foto) e o meia alemão Lothar Matthäus. Cada um deles jogou cinco Copas.
Carbajal atuou entre 1950 e 1966. A melhor participação foi em 1962, quando a equipe ficou na 11ª colocação.
Já Matthäus jogou todas as Copas entre 1982 e 1998. O meia, que terminou a carreira atuando como líbero, foi campeão em 1990 e vice em 1982 e 1986.
O jogador com mais jogos em Mundiais
Além de ser um dos jogadores que mais participou de Copas do Mundo, Lothar Matthäus também detém o recorde de atleta que mais partidas disputou na competição. Nos cinco Mundiais que esteve, jogou 25 partidas ao todo.
Matthäus, escolhido melhor jogador do mundo pela Fifa em 1991, também foi o atleta que mais vezes vestiu a camisa da seleção alemã. Quando parou de jogar virou técnico, mas não obteve o mesmo sucesso da época de jogador.
O gol mais rápido
Na Copa da Coreia do Sul e do Japão em 2002, o atacante da Turquia Hakan Sukur abriu o placar na partida contra a Coreia do Sul aos 11 segundos do primeiro tempo, entrando para a história dos Mundiais com o gol mais rápido. O jogo terminou 3 a 2 para os turcos, que ficaram com a terceira colocação. O Brasil conquistou o penta.
O jogador com mais gols em um único jogo de Copa
Na primeira fase da Copa dos EUA, em 1994, Rússia e Camarões se enfrentaram pelo Grupo B, o mesmo do Brasil. O atacante Oleg Salenko marcou cinco gols para os russos na vitória por 6 a 1. Mesmo com sua equipe não se classificando para as oitavas de final, Salenko foi o goleador da competição, com seis gols, ao lado de Hristo Stoichkov.
O jogador mais velho a marcar gol em Copa
No mesmo jogo em que o russo Oleg Salenko marcou cinco gols, em 1994, outro recorde foi quebrado. Roger Milla marcou o gol de honra do time de Camarões na derrota por 6 a 1 e, aos 42 anos e 39 dias, se tornou o jogador mais velho a balançar as redes em uma Copa. O time africano não passou da primeira fase.
Roger Milla ficou conhecido em 1990, quando classificou Camarões para as quartas de final, feito inédito para as seleções africanas.
O cartão vermelho mais rápido
Não deu tempo nem de suar a camisa. No confronto entre Uruguai e Escócia, pela primeira fase da Copa do México, em 1986, o uruguaio José Batista foi expulso aos 55 segundos de jogo. O defensor deu uma entrada violenta em Gordon Strachan e recebeu o cartão vermelho direto. A partida terminou 0 a 0.
A seleção celeste acabou eliminada da competição nas oitavas de final, ao perder por 1 a 0 para a Argentina.
O jogo com maior número de cartões vermelhos
A partida entre Portugal e Holanda, na Copa de 2006, começou com 22 jogadores em campo e terminou com apenas 18. O árbitro russo Valentin Ivanov apresentou o cartão vermelho quatro vezes no jogo pelas oitavas de final.
Pelo lado Português, Costinha e Deco foram os expulsos. Boulahrouz e Van Bronckhorst foram para o chuveiro mais cedo pela Holanda. Portugal venceu por 1 a 0 e continuou na competição até a semifinal, quando perdeu para a França.
O jogador com maior número de cartões
O lateral-direito do Brasil Cafu é o recordista de cartões na história dos Mundiais. Nas quatro Copas que disputou, foi advertido seis vezes, todas com o cartão amarelo. O primeiro foi na final da competição em 1994, quando a Seleção conquistou o tetra.
Nas Copas de 1998 e 2002, recebeu dois amarelos em cada. O último foi na despedida do Brasil em 2006, na derrota por 1 a 0 para a França. Cafu também é o único jogador a participar de três finais de Copas seguidas, em 1994, 1998 e 2002.
O técnico com maior número de seleções treinadas
O treinador sérvio Bora Milutinovic conseguiu o feito de participar de cinco Copas do Mundo, e todas com seleções diferentes. O técnico comandou o México em 1986, a Costa Rica em 1990, os EUA em 1994, a Nigéria em 1998, e a China, em 2002. Com as quatro primeiras equipes conseguiu passar da primeira fase. Sua melhor campanha foi com os mexicanos, quando chegou até as quartas de final.
O técnico com maior número de vitórias consecutivas
É do gaúcho Luiz Felipe Scolari o recorde de vitórias seguidas de um técnico nas Copas do Mundo. Ao todo, foram 11 jogos sem perder. A sequência começou em 2002, na campanha do penta da Seleção Brasileira, quando venceu sete jogos. Quatro anos depois, ganhou outras quatro partidas comandando Portugal.
Com a seleção portuguesa, Felipão chegou até as semifinais da competição, quando perdeu para a França por 1 a 0.