| 20/05/2010 10h40min
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) admitiu em comunicado que a regra sobre o safety car na pista é um tanto confusa. Assim, ocorrerão mudanças para tornar o regulamento mais claro. A ideia surgiu após o polêmico episódio da ultrapassagem de Michael Schumacher, da Mercedes, sobre Fernando Alonso, da Ferrari, no GP da Mônaco. A equipe alegou ter interpretado a regra de maneira errada e por isso permitiu a ultrapassagem do piloto alemão.
– Os problemas mostrados durante a volta final do GP de Mônaco, que contaram para o campeonato 2010, mostraram uma falta de clareza na aplicação da regra que proíbe ultrapassar com a presença do safety car – disse a FIA, através do documento.
Para que não haja mais problema de interpretação, a entidade falou da importância da clareza das sinalizações.
– São necessários ajustes nas regras para esclarecer o procedimento que os carros devem respeitar quando a última volta é controlada pelo safety car, garantindo que a sinalização para equipes e pilotos seja feita de maneira mais clara. Isso evitará que os problemas que ocorreram durante a corrida aconteçam novamente – acrescentou.
A entidade divulgou que a possível alteração do regulamento deve ocorrer no final do próximo mês.
– A Comissão da Fórmula-1, sob proposta do Grupo de Trabalho Esportivo, vai apresentar uma emenda ao regulamento esportivo para resolver o problema. Estas emendas serão consideradas pelo Conselho Mundial em seu próximo encontro, em Genebra, no dia 23 de junho – encerrou.
LANCEPRESS