| 17/05/2010 12h43min
O Inter chega ao segundo jogo das quartas de final da Libertadores 2010 com a vantagem de poder empatar, ou até perder por diferença de um gol para o Estudiantes de La Plata, desde que faça pelo menos um em Quilmes. A comparação com o ano da principal conquista colorada é favorável à equipe de Jorge Fossati. Em 2006 o time havia perdido a partida de ida das quartas, por 2 a 1, para a LDU, na primeira e única derrota colorada naquela edição da competição.
A diferença é que, na ocasião, o Inter havia jogado a primeira partida fora de casa, revertendo o mau resultado de Quito em Porto Alegre, quando venceu os equatorianos por 2 a 0. Agora, o time de Fossati faz o jogo de volta na Argentina e precisa manter a vantagem conquistada em Porto Alegre.
Mesmo com a melhor situação de agora, há semelhanças curiosas entre as duas campanhas do Inter na Libertadores da América. A começar pelo fato de 2010 também ser ano de Copa do Mundo. Em 2006, entretanto, a parada para o Mundial ocorreu entre o primeiro e o segundo jogo das quartas de final da competição sul-americana. Agora, o intervalo ocorre após a definição das vagas para as semifinais.
Outra semelhança interessante está na pontuação. O Inter chega à segunda partida das quartas com a mesma pontuação do time Campeão da Libertadores 2006. Nas duas edições, o clube chega ao mesmo momento com exatos 18 pontos, conquistados em cinco vitórias, três empates e uma derrota.
A diferença é que, no ano do título, o Colorado havia sofrido a primeira derrota apenas no primeiro jogo das quartas, contra a LDU, enquanto a equipe atual perdeu sua primeira ainda nas oitavas, contra o Banfield, na Argentina, por 3 a 1.
Em 2006, o Inter avançou às semifinais para enfrentar o Libertad, do Paraguai e chegou à final contra o São Paulo, derrotando o tricolor paulista no Morumbi e garantindo o título em casa, com um empate em 2 a 2. Em 2010, os torcedores esperam poder contar com a mesma sorte. O primeiro passo é passar pelo Estudiantes e avançar às semifinais para enfrentar o vencedor de São Paulo e Cruzeiro.
O Inter volta aos treinos nesta segunda-feira às 18h, iniciando os preparativos para enfrentar o Estudiantes em Quilmes, na Argentina. O treinamento será apenas para os atletas que não atuaram em Goiás.