| 13/05/2010 14h46min
As chuvas em Santa Catarina não devem ultrapassar a média da estação e podem, inclusive, ficar um pouco abaixo do padrão esperado. A informação é do meteorologista Leandro Puchalski, que conversou nesta quinta-feira com os internautas em chat no site diario.com.br.
Segundo Puchalski, a previsão de chuva para o inverno depende da possibilidade de formação nos próximos meses do fenômeno climático La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico e que pode mudar o clima do Sul do Brasil.
Previsão é de frio em maio
O final de maio deve ser de frio em Santa Catarina, de acordo com o meteorologista. Apesar das frequentes ondas de calor no outono, Puchalski diz que, para o mês, não há previsão de dias muitos quentes.
O alerta é para chuva na próxima semana. Na terça e quarta-feira pode voltar a chover forte no Estado.
Tornado no Sul
Leandro Puchalski explicou aos internautas que pode ter ocorrido um tornado no Sul do Estado na quarta-feira. Como a equipe da Central RBS de Meteorologia não presenciou o evento, foram avaliadas imagens dos danos, e algumas mostram estragos em árvores característicos de tornados. Com base nessas informações, Puchalski diz que "são muito fortes" os indícios de que ocorreu o fenômeno na região.
Sobre ciclones, Puchalski afirma que eles são comuns no Litoral de Santa Catarina. A região seria propícia à formação deles, devido o encontro de ar quente com ar frio.
Clique no player abaixo para ler o chat na íntegra: