| 05/05/2010 23h14min
O time de basquete da capital do Arizona, Phoenix Suns, "trocou" de nome nesta quarta-feira em jogo contra o San Antonio Spurs, pelos play-offs da temporada 2010 da NBA.
O time entrou em quadra vestindo uma camiseta com a inscrição "Los Suns", em protesto contra a lei recentemente aprovada contra imigrantes ilegais no estado do sudoeste dos Estados Unidos.
"Los Suns" usarão a camisesta, coincidentemente, na comemoração do 5 de maio, dia da independência do México, uma festa popular também muito celebrada nos Estados Unidos.
— Nossos jogadores e nossa organização sentiram que vestir a camiseta "Los Suns" era uma maneira de homenagear nossa comunidade e a diversidade da liga, do estado do Arizona e de nossa nação — explicou a franquia em um comunicado emitido na noite de terça-feira.
O Congresso do Arizona aprovou a lei SB 1070, sancionada na última sexta-feira, que converte em crime estatal a presença de estrangeiros ilegais, e exige que a polícia determine seu status migratório, ainda que não tenham cometido nenhum crime.
— A frustração com o fracasso do governo federal para enfrentar o tema da imigração ilegal terminou com a aprovação de uma lei estatal defeituosa — acrescentou o comunicado do clube.
— Seja qual for sua intenção, o resultado de aprovar esta lei é que os princípios básicos dos direitos e proteção para todos são questionados — advertiu o texto.
Cerca de 460 mil imigrantes ilegais vivem no Arizona, na grande maioria hispânicos, e o número chega a 10,8 milhões nos Estados Unidos.
AFP